Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15710
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_CladioMarcosdaSilva.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : A precarização da atividade jornalística e o avanço da pejotização
Autor : Silva, Cládio Marcos da
Orientador(es):: Silva, David Renault da
Assunto:: Jornalismo
Mudanças organizacionais
Crise
Precarização do trabalho
Pessoa jurídica
Fecha de publicación : 28-may-2014
Citación : SILVA, Cládio Marcos da. A precarização da atividade jornalística e o avanço da pejotização. 2014. 215 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumen : Este estudo busca uma reflexão a partir da prática jornalística diária sobre as condições atuais de trabalho nas redações do país com foco em Brasília. É preciso entender que nova realidade é esta que se estabelece entre os jornalistas brasileiros e as grandes empresas de comunicação. Já são mais de 145 mil profissionais em todo o país, segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) (2010), num mercado em processo de transformação permanente. Surgem novas práticas nas redações a partir das novas plataformas multimídia, que exigem um profissional de perfil cada vez mais inovador, criativo, tecnológico e, sobretudo, disposto a enfrentar mais tarefas e uma jornada diária mais longa. Ainda assim, novas relações profissionais vêm ganhando força, como a figura da Pessoa Jurídica (PJ), aumentando a pressão sobre os profissionais, e tema de nossa análise, a partir da Sociologia do Jornalismo com foco no avanço da precarização da atividade. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study seeks a reflection from the daily journalistic practice on current working conditions in the country focusing newsrooms in Brasilia. One must understand that this new reality is established between Brazilian journalists and major media companies. Already more than 145.000 professionals around the country according to the National Federation of Journalists –FENAJ (2010), a market in constant transformation process. Emerge new practices in newsrooms from new multimedia platforms that require a professional increasingly innovative, creative, technological, and especially willing to face more tasks and a longer workday profile. Still, new professional relationships have been gaining strength, as the figure of Legal Entities (PJ), increasing pressure on the professionals, and the subject of our analysis, from the Sociology of Journalism with a focus on advancing deterioration of activity.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/15710/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.