http://repositorio.unb.br/handle/10482/15224
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_MariadaGloriadosSantosLaia.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Instituto Federal) como nova institucionalidade na ducação Profissional e Tecnológica (EPT) : uma análise na perspectiva de rede de política pública |
Autor : | Laia, Maria da Glória dos Santos |
Orientador(es):: | Kipnis, Bernardo |
Assunto:: | Ensino profissional Política pública Educação e Estado |
Fecha de publicación : | 21-feb-2014 |
Data de defesa:: | jul-2013 |
Citación : | LAIA, Maria da Glória dos Santos. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Instituto Federal) como nova institucionalidade na ducação Profissional e Tecnológica (EPT): uma análise na perspectiva de rede de política pública. 2013. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumen : | O presente trabalho traz as primeiras impressões de uma investigação sobre a nova institucionalidade advinda da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Institutos Federais) a partir do referencial de análise de rede de política pública conhecido por “policy networks”. Esta institucionalidade se revela como alternativa às múltiplas funções que as novas instituições assumiram com a promulgação da Lei 11.890, de dezembro de 2008. Os principais atores responsáveis pela elaboração do Projeto de Lei de Criação dos Institutos Federais denotam que essa abordagem constitui-se como um modelo inovador de governança para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A análise de redes não é recente. A novidade reside no fato de se aplicar os conceitos à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, na busca de dados que permitam estudar as instituições num cenário de mudanças, de complexidade e de continuidades. A expansão da rede federal associada às condições sócio-econômicas vivenciadas pelo país no tempo considerado foram fatores que influenciaram fortemente na decisão por esse modelo. A gestão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica torna-se o desafio a ser enfrentado não só pelo tamanho que esta rede adquire, como também pela necessidade de se manter a qualidade da oferta da Educação Profissional e Tecnológica. Os primeiros resultados apontam para que haja um acompanhamento sistematizado de forma a assegurar que não tenha havido apenas uma mudança de nomenclatura das instituições, mas que se disponha de um modelo inovador, capaz de dar respostas às mudanças no mundo do trabalho. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The present work behind the first impressions of a research on the new institutional arising from the creation of the Federal Education, Science and Technology (Instituto Federal) from the reference network analysis known as "policy networks". This institutional reveals itself as an alternative to the multiple functions that the new institutions have taken with the enactment of Law 11,890 of December 2008. The main actors responsible for drafting the Bill Creation of Instituto Federal , denote that this approach is as new governance model for the Federal Network for Professional Education and Technology. Network analysis is not new. The novelty lies in the fact that the concepts apply to the Federal Network in search of data to study the institutions in a changing scenario, complexity and continuities. The expansion of the federal network associated with socio-economic conditions experienced by the country at the time considered, were factors that strongly influenced the decision by this model. The management of the Federal Network becomes the challenge to be faced not only by the size of the network assumed, but also by the need to maintain the quality of supply of Technological Education. The first results indicate that there is a systematic monitoring to ensure that there has been only one change of nomenclature of institutions, but that actually is available an innovative model, capable of responding to changes in the working world. _________________________________________________________________________________ RESUMEN presente trabajo detrás de las primeras impresiones de una investigación sobre el nuevo marco institucional resultante de la creación de la Federal de Educación, Ciencia y Tecnología (Instituto Federal) a partir del análisis de red de referencia conocido como "redes de políticas". Esta institucional revela como una alternativa a las múltiples funciones que las nuevas instituciones han tomado con la promulgación de la Ley 11.890 de diciembre de 2008. Los principales actores responsables de la redacción del proyecto de ley de creación de lo Instituto Federal, indican que este enfoque es el nuevo modelo de gobernanza de la Red Federal de Educación Profesional y Tecnología. El análisis de redes no es nuevo. La novedad radica en el hecho de que los conceptos se aplican a la Red Federal en busca de los datos para el estudio de las instituciones en un cambio de escenario, la complejidad y continuidades. La expansión de la red federal relacionados con las condiciones socio-económicas experimentadas por el país en el momento considerado, fueron factores que influyeron fuertemente la decisión de este modelo. La gestión de la Red Federal se convierte en el desafío a ser enfrentado no sólo por el tamaño de la red asumido, sino también por la necesidad de mantener la calidad del suministro de Educación Tecnológica. Los primeros resultados indican que no existe un seguimiento sistemático para garantizar que sólo se ha producido un cambio de la nomenclatura de las instituciones, pero que en realidad se dispone de un modelo innovador, capaz de responder a los cambios en el mundo laboral. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.