http://repositorio.unb.br/handle/10482/15144
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaluFernandes.pdf | 2,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Mal necessário? : a memória da ditadura militar brasileira (1964-1985) entre os estudantes de graduação da UnB |
Autor : | Fernandes, Analu |
Orientador(es):: | Pinto, Simone Rodrigues |
Assunto:: | Memória coletiva Ditadura e ditadores - Brasil Ditadura e ditadores Universidade de Brasília Direitos humanos |
Fecha de publicación : | 12-feb-2014 |
Data de defesa:: | 4-sep-2013 |
Citación : | FERNANDES, Analu. Mal necessário?: a memória da ditadura militar brasileira (1964-1985) entre os estudantes de graduação da UnB. 2013. [179] f. il. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumen : | O presente estudo analisa a Memória Coletiva sobre o período ditatorial militar brasileiro de 1964 a 1985 no âmbito da Universidade de Brasília (UnB). Para isto, foram pesquisados os alunos de graduação das três grandes áreas de ciências (humanas, exatas e saúde) da instituição. A pesquisa também buscou conhecer o que os estudantes sabem sobre o período averiguado e qual discurso, dos diversos atores da última ditadura brasileira, permaneceu na memória destes estudantes. Com o intuito de averiguar o que estes estudantes depreendem sobre esta ditadura, buscou-se aferir as interpretações, imagens e percepções dos graduandos entrevistados. Os mitos fabricados na ditadura brasileira (1964-1985) também foram discutidos e analisados com a finalidade de compreender a Memória Coletiva do grupo pesquisado. Assim, o cerne desta pesquisa está nas ideias, valores e percepções dos graduandos, cujas falas exemplificam uma parcela da sociedade e revelam a atual visão dos estudantes da UnB sobre este período da recente história brasileira. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study analyzes the Collective Memory about the Brazilian dictatorship from 1964 to 1985 in the University of Brasília. To this end, we surveyed undergraduate students of the three main areas of knowledge in this institution: Humanities and Social sciences, Natural and formal sciences and Biological sciences. The research also sought to discern what these students know about the period examined and which discourse, elaborated by several actors of the last Brazilian dictatorship, remain in their memory. In order to determine what this undergraduate students think about this dictatorship, we seeked to assess and evaluate their many interpretations, images and perceptions about this period. The myths on the Brazilian dictatorship (1964-1985) were also discussed and analysed with the aim to understand more about the Collective Memory of the group that has been researched. Thus, the essence of this research is in ideas, values and perceptions of undergraduate students whose discourse exemplified a part of society and reveals the actual perceptions of these students from the University of Brasília about this period in recent Brazilian history. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, 2013. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.