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Título: O acolhimento da religiosidade na psicoterapia : reflexões a partir de uma experiência clínica
Autor(es): Lima, Antonio Paulo Pinheiro
Orientador(es): Neubern, Maurício da Silva
Assunto: Religiosidade
Psicoterapia
Hipnose
Data de publicação: 31-Jan-2014
Referência: LIMA, Antonio Paulo Pinheiro. O acolhimento da religiosidade na psicoterapia: reflexões a partir de uma experiência clínica. 2013. x, 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A religiosidade é parte significativa na vida cotidiana da grande maioria dos brasileiros, constituindo-se como um cenário no qual se desenrolam práticas tanto de comunhão e solidariedade quanto de conflitos e intolerância. No plano pessoal, as experiências de contato com o numinoso também podem ser fonte tanto de integração quanto de desorganização psíquica. Diante desse contexto, a psicologia não pode se furtar a prestar sua contribuição. Entretanto, os psicólogos muitas vezes não possuem recursos para oferecer um acolhimento autêntico para as vivências religiosas dos seus pacientes. O presente trabalho teve como objetivo propor algumas condições teóricas, metodológicas, vivenciais e éticas para que se possa acolher a religiosidade na psicoterapia. Para tanto, realizamos um estudo de caso na perspectiva construtiva interpretativa acerca de uma experiência clínica na qual o psicoterapeuta se dispôs a acolher, a partir da hipnoterapia, a religiosidade da paciente. Os principais referenciais teóricos para o estudo foram a epistemologia qualitativa, a etnopsiquiatria, a hipnoterapia ericksoniana e a psicologia analítica. Partimos da premissa que a religiosidade possui um ontologia própria e não pode ser reduzida a qualquer outro campo do conhecimento. Nesse sentido, o sujeito deve ser reconhecido como representante de um saber tão legítimo quanto o do psicólogo. O psicólogo também é livre para cultivar a própria religiosidade, pois ela pode lhe oferecer valiosos recursos reflexivos para acolher a religiosidade do outro. No caso observado, pudemos observar que o processo de acolhimento da religiosidade na psicoterapia contribuiu para significativas conquistas terapêuticas rumo ao processo de individuação da paciente. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Religiosity is a significant part in everyday life of the vast majority of Brazilians, constituting itself as a scenario in which unfold both practices of communion and solidarity as conflicts and intolerance. On a personal level, the experience of contact with the numinous can also be a source of both integration and psychic disorganization. In this context, psychology can not refuse to pay their contribution. However, psychologists often do not have the resources to offer an authentic host for religious experiences of their patients. This work aimed to propose some theoretical, methodological, ethical and experiential conditions so that we can host religiosity in psychotherapy. Therefore, we conducted a case study on a constructive interpretative perspective about a clinical experience in which the therapist was willing to accept, by means of the hypnotherapy, the patient's religiosity. The main theoretical framework for this study was: qualitative epistemology, ethnopsychiatry, Ericksonian hypnotherapy and analytical psychology. We assume that religiosity has an ontology itself and cannot be reduced to any other field of knowledge. In this sense, the subject must be recognized as a representative of a knowledge as legitimate as the psychologist´s. The psychologist is also free to cultivate his own religion, as it can offer valuable reflexive resources to host another‟s religiosity. In the current case, we observed that the process of hosting religiosity in psychotherapy contributed to significant therapeutic achievements towards the patient's process of individuation.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
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