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Title: Um novo olhar sobre o tema medicação no ensino de química : uma proposta de educação para a saúde
Authors: Camargo, Aline Souza de
Orientador(es):: Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto:: Química - estudo e ensino
Automedicação
Promoção da saúde
Issue Date: 22-Jan-2014
Citation: CAMARGO, Aline Souza de. Um novo olhar sobre o tema medicação no ensino de química: uma proposta de educação para a saúde. 2013. xv, 155 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: De acordo com dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico- Farmacológicas (SINITOX), o uso não racional de medicamentos é uma prática comum e preocupante em nosso país. Os problemas relacionados a essa prática têm graves consequências sociais, econômicas, ambientais e, dada sua complexidade e extensão, os órgãos responsáveis pela saúde no Brasil, não têm conseguido dar conta de equacioná-los. Com isso, percebeu-se a necessidade de se buscar articulações intersetoriais para promover ações mais efetivas em relação à saúde dos indivíduos. Nesse sentido, entendemos que a escola, como um centro cultural que interliga a comunidade escolar e a comunidade geral, pode contribuir, visto sua capacidade de promover a educação do conhecimento científico sem deixar de lado os aspectos histórico-culturais. Pensando em colaborar para promoção da saúde de quarenta alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública da cidade de Goiânia, desenvolvemos, aplicamos e avaliamos uma proposta didática a partir da temática Medicação, contextualizando conceitos estruturantes de Química Orgânica. No entanto, como se trata de um tema em que se faz necessário um aporte interdisciplinar do conhecimento, elaboramos atividades em que aspectos químicos, biológicos, históricos se mesclaram a questões de cunho tecnológico, social, ambiental, político e econômicas. O conjunto das ações se constituiu um estudo de caso, nos auxiliando a entender situações vivenciadas por nossos alunos, sendo possível fazer modificação na abordagem e adaptação dos instrumentos em função de situações imprevisíveis surgidas no curso da pesquisa. Com isso, objetivou-se colaborar com o desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva dos alunos em relacionar o conhecimento escolar, como resultante do encontro dos conhecimentos científico e cotidiano, com as aplicações tecnológicas e suas implicações sociais, ambientais, políticas e econômicas. Podemos inferir, pela análise dos resultados, que as estratégias favoreceram reflexões acerca da temática medicação e de aspectos correlatos, associando conceitos científicos, saberes popular e análise crítica. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
According to data provided by the National System for Poison and Pharmacology Information (SINITOX), the uninformed and irrational use of medicines is a common and worrying practice in our country. The problems associated with this practice have serious social, economic, and environmental consequences, and given their complexities and scope, government agencies responsible for health in Brazil have failed about effectively resolve them. With this in mind, we realized the need of achieving combined inter-sectoral plans and develop effective actions to promote better health practices for the citizens. In this sense, we understand that the school, as a cultural center that connects the school community and the general community may contribute, through its ability to promote the education of scientific knowledge without neglecting or overlooking the historical-cultural aspects. Looking for a way to improve health conditions to forty students of the third year of high school in a public school in the city of Goiânia, we developed, applied and evaluated a proposal from the didactic theme Medication, contextualizing Organic Chemistry structuring concepts. However, once this is a topic in which interdisciplinary knowledge is a necessary contribution, we produced activities where chemical, biological, and historical aspects were merged with technological, social, environmental, political and economic issues. All actions together became a case study, assisting us to understand situations experienced by our students, allowing approach changes and instrument adaptation due to unpredictable situations arising in the course of research. Thus, the aim of this work is to colaborate with the critical and reflective students capacity in relating school knowledge, as a result of the jointing of scientific and everyday knowledge with technological applications and social, environmental, political and economic implications. We can infer, by analyzing the results, that the strategies favored reflections on the theme of medication and related aspects, linking scientific concepts, popular knowledge and critical analysis.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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