Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/14857
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2013_CleberCardosoXavier.pdf3,6 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Escolas parque de Brasília : uso do laboratório de informática pelos professores de arte
Auteur(s): Xavier, Cleber Cardoso
Orientador(es):: Gatti, Thérèse Hofmann
Assunto:: Escolas públicas - Brasília (DF)
Teixeira, Anísio, 1900-1971 - crítica e interpretação
Tecnologia da informação
Professores de arte
Date de publication: 16-déc-2013
Référence bibliographique: XAVIER, Cleber Cardoso. Escolas parque de Brasília: uso do laboratório de informática pelos professores de arte. 2013. xv, 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Résumé: É inegável a presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no ambiente escolar brasileiro, tanto urbano quanto rural. Mais do que o acesso a televisores e DVD players, se tem laboratórios com computadores conectados a internet. Por outro lado as TIC’s também estão presentes no cotidiano dos alunos e professores, por meio de seus telefones celulares, smartphones, laptops e notebooks. As políticas públicas de promoção do acesso e capacitação de professores e alunos quanto às TIC’s acontecem há alguns anos e modificou as práticas de ensino no ambiente educacional e social. Estas mudanças já foram e continuam a ser amplamente estudadas. Entretanto existe um recorte específico situado na cidade de Brasília, que são as Escolas Parque, as quais ainda não foram pesquisadas quanto à intervenção do uso das TIC’s enfocando aqui o Programa de Informatização das Escolas Públicas do Governo Federal que distribui e instala laboratórios de informática nas escolas públicas brasileiras, além de capacitar os professores para fazerem uso destas ferramentas. Assim, é objetivo desta pesquisa conhecer a situação de uso dos laboratórios de informática nas Escolas Parque de Brasília, bem como o perfil dos profissionais que ali atuam, quanto a capacitação técnica para uso deste recurso, bem como conhecer o impacto do Programa ProInfo nestas escolas e na comunidade escolar ali atuante. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
There is no denying the presence of Information and Communication Technologies (ICTs) in Brazilian school environment, both urban and rural. More than access to televisions and DVD players, has computer labs connected to the internet. Moreover ICTs are also present in the daily lives of students and teachers through their mobile phones, smartphones, laptops and notebooks. Public policies to promote access and empowerment of teachers and students regarding ICT are happening a few years ago and what has changed in teaching practices in social and educational environment. These changes have been and continue to be extensively studied. However there is a specific clipping located in Brasília, which are the Schools Park, which have not yet been screened for the intervention of the use of ICTs focusing here Program Computerisation of Public Schools of the Federal Government that distributes and installs computer labs in Brazilian public schools, and train teachers to make use of these tools. Thus, aim of this research is to know the situation of use of computer labs in Schools Park of Brasilia, as well as the profile of the professionals who work there, as the technical expertise to use this feature, as well as understand the impact of the program in these schools ProInfo and active in the school community there.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Arte, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/14857/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.