http://repositorio.unb.br/handle/10482/14764
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_TaniaMariaSilvaRego.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Jovens, interações e articulações com a aprendizagem musical no contexto do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (Campus Monte Castelo). |
Auteur(s): | Rêgo, Tânia Maria Silva |
Orientador(es):: | Grossi, Cristina de Souza |
Assunto:: | Música - instrução e estudo Jovens Ensino médio |
Date de publication: | 5-déc-2013 |
Data de defesa:: | 2013 |
Référence bibliographique: | RÊGO, Tânia Maria Silva. Jovens, interações e articulações com a aprendizagem musical no contexto do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (Campus Monte Castelo). 2013. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Résumé: | Esta dissertação, com abordagem sociocultural da Educação musical, particularmente no âmbito dos estudos sobre “jovens e música”, foi produzida com o objetivo de analisar as interações dos jovens do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-Campus Monte Castelo com a música, visando compreender dinâmicas e características das mesmas e as articulações destas com a aprendizagem musical. Tendo por pressupostos a relevância da música para os jovens, o poder que ela exerce sobre eles e a aprendizagem musical que ocorre em diferentes contextos, o trabalho teve como questão principal: “Como se dão as interações entre jovens e música e suas articulações com a aprendizagem musical no Ensino Médio do IFMA-CMC?” Para tanto, busquei como objetivo específico identificar e conhecer as interações em relação a suas práticas, concepções, sentidos, modos de aprendizagem, preferências e expectativas em relação à mesma. O referencial teórico, do qual destaco alguns autores, foi disposto em três blocos interligados: o primeiro reporta-se às perspectivas teóricas da sociologia da música, desenvolvendo o conceito da “Força semiótica da música” DeNora (1999, 2000, 2002, 2005) e a interação “humano-música”: Blacking, (1973); Seeger, (2008). O segundo abarca as experiências de jovens com a música (em especial a popular), aprendizagem musical: Arroyo (2007, 2010, 2013); Green (2008); Stalhamar (2004); Swanwick, (2003); Grossi (2012); Queiroz (2004). A escola, Ensino Médio: Sposito (1997); Dayrell (2009); Santos (2009) e o terceiro com literatura do campo da educação profissional técnica, composto pelas legislações e estudos teóricos: Bueno (2012); Pacheco (2008). Os procedimentos metodológicos incluíram revisão da literatura e coleta de dados, utilizando questionário e grupo focal. Os participantes da pesquisa foram 49 estudantes de duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio integrado ao ensino técnico do IFMA-CMC, situado na cidade de São Luís-MA. Todos responderam ao questionário e, destes, foram selecionados 12 para compor dois grupos focais com 6 jovens em cada grupo. A análise dos dados revelou que as interações com a música são diversas e permitiram perceber as ações dos jovens como produtoras de expressão, inclusive artísticas. Eles tinham: práticas variadas (canto, bandas, instrumentos, audição, dança); concepção da música como algo importante em suas vidas; percepção da música como produtora de sentidos (social, corporal/cognitivo e emocional); variados modos de aprender (sozinho, com ajuda, on line, na escola); preferência musical eclética (gêneros, estilos, artistas, bandas) e, alguns, expectativas profissionais na área musical (DJ, produtor, compositor, cantor). Este estudo contribui para a compreensão sobre as interações dos jovens com a música e como estas se articulam com a aprendizagem de música, especialmente, no Ensino Médio de uma escola pública que oferece educação profissional técnica, sugerindo reflexões e gerando subsídios para a área de Educação Musical. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This dissertation with sociocultural approach to music education, particularly in the context of studies on "youth and music", was produced in order to analyze the interactions of young high school students from the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Monte Castelo with music, to understand dynamics and characteristics of the products and joints with these musical learning. Having assumptions for the relevance of music to young people, the power she exerts over them and that musical learning occurs in different contexts, the work was the main question: "How interactions occur between young people and music and its articulations with musical learning in high school the IFMA-CMC? "Therefore, I sought to identify and meet specific goal interactions in relation to their practices, concepts, senses, learning styles, preferences and expectations of them in relation to the same. The theoretical framework, which highlight some authors, was arranged in three interconnected blocks: the first refers to the theoretical perspectives of sociology of music by developing the concept of "Force semiotics of music", DeNora (1999, 2000, 2002, 2005) and interaction "human-music": Blacking, (1973); Seeger, (2008). The second covers the experiences of young people with music (especially popular), musical learning: Arroyo (2007, 2010, 2013); Green (2008); Stalhamar (2004); Swanwick, (2003); Grossi (2012); Queiroz (2004). Secondary school: Sposito (1997); Dayrell (2009); Santos (2009) and the third with the literature of the field of professional education technique, composed by the laws and theoretical studies: Bueno (2012); Pacheco (2008). Methodological procedures included literature review and data collection using questionnaire and focus group. The participants were 49 students from two classes of the third year of secondary school technical education integrated into the IFMA-CMC, located in Sao Luis. All responded to the questionnaire and 12 of these were selected to compose two focus groups with six young in each group. Data analysis revealed that interactions with the music are diverse and allowed to perceive the actions of young people as producers of expression, including artistic. They had: various practices (singing, bands, instruments, listening, dancing); conception of music as something important in their lives; perception of music as a producer of meanings (social body / cognitive and emotional); varied modes of learning (alone, with help, online, in school); eclectic musical preference (genres, styles, artists, bands), and some professional expectations in music (DJ, producer, composer, singer). This study contributes to the understanding of the interaction of young people with the music and how they articulate with learning music, especially in high school in a public school that offers career technical education, suggesting reflections and generating benefits for the area of Education Musical. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Música (IdA MUS) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.