Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14761
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_GuilhermeBaroniMorales.pdf15,74 MBAdobe PDFView/Open
Title: (Re)conhecendo nosso ambiente, uma adaptação de diagnóstico participativo para a apreensão, reflexão e ação sobre a realidade
Authors: Morales, Guilherme Baroni
Orientador(es):: Avanzi, Maria Rita
Coorientador(es):: Gastal, Maria Luiza de Araújo
Assunto:: Educação ambiental
Ciências da vida
Ecologia humana
Ensino fundamental
Issue Date: 4-Dec-2013
Citation: MORALES, Guilherme Baroni. (Re)conhecendo nosso ambiente, uma adaptação de diagnóstico participativo para a apreensão, reflexão e ação sobre a realidade. 2013. 153 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Esta pesquisa-ação foi desenvolvida com estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do Distrito Federal com o objetivo de investigar o potencial de um Diagnóstico Participativo como ferramenta da educação ambiental crítica. Foram analisadas as possíveis contribuições de um ensino voltado para a problematização das relações socioambientais na elaboração de conhecimentos para a ação. Os recursos e instrumentos-diagnóstico elaborados foram investigados como ferramentas para a práxis ambiental a partir de uma abordagem compreensiva de meio ambiente. Trabalhando em grupos, os estudantes caracterizaram a dinâmica da comunidade a partir de temas de interesse. O processo de investigação e caracterização revelou alguns conflitos e problemas locais que foram discutidos e reformulados como saberes para a ação. O diálogo entre os jovens e com a comunidade proporcionou apreensões críticas das relações sociais e uma postura participativa diante do trabalho em grupo. Os resultados indicam o potencial de um Diagnóstico Escolar Participativo como práxis ambiental na articulação de pessoas e saberes, também apontam algumas contribuições de atividades dialógico-reflexivas no processo de apropriação crítica da realidade. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This action-research was conducted in 8th grade classes of a public primary school located on Distrito Federal, Brazil in order to investigate the potential of a Participatory Diagnosis as a tool for critical environmental education. We analyzed the possible contribution of a teaching that questions our environmental relationships in developing knowledge for action. The developed resources and diagnosis-tools were investigated as tools for environmental praxis from a comprehensive approach to the environment. Working in groups, students characterized the dynamics of the community from topics of interest. The process of investigation and characterization revealed some local conflicts and problems that were discussed and reformulated as knowledge for action. The dialogue between young people and the community, provided critical concerns of social and participatory stance on group work. The results indicate the potential of a Participatory Diagnosis as an environmental practice in combining people and knowledge, also presents some contributions from dialogic-reflective activities in critical conception of reality.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/14761/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.