http://repositorio.unb.br/handle/10482/14709
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2013_GuentherCarlosFeitosaAlmeida.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | As mediações pedagógicas na formação docente a distância em Educação Física : uma análise das disciplinas que tratam das práticas corporais |
Otros títulos : | Pedagogical mediations in teacher training through distance mode in Physical Education : an analysis of the subjects regards bodily practices |
Autor : | Almeida, Guenther Carlos Feitosa de |
Orientador(es):: | Feres Neto, Alfredo |
Assunto:: | Professores - formação Educação física Ensino a distância |
Fecha de publicación : | 26-nov-2013 |
Data de defesa:: | 2-ago-2013 |
Citación : | ALMEIDA, Guenther Carlos Feitosa de. As mediações pedagógicas na formação docente a distância em Educação Física: uma análise das disciplinas que tratam das práticas corporais. 2013. xiii, 220 f., il. Dissertação (Mestrado em em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumen : | Recentemente o campo acadêmico da Educação Física protagonizou juntamente com a Capes a implantação de diversos programas formação de professores na modalidade à distância. Tal empreendimento suscitou antigos pontos de tensão. Entendemos que o lugar e a forma das disciplinas que tratam as práticas corporais é uma discussão que ganha novo fôlego e produz novos questionamentos, especialmente na modalidade à distância. Neste contexto surgiu-nos a questão: como se dá o processo de mediação pedagógica, nas disciplinas que abordam o conhecimento das práticas corporais, dos cursos de Educação Física à Distância em Goiás? Dessa maneira esta investigação teve por objetivo central, compreender como o conhecimento próprio às disciplinas que lidam com as práticas corporais, é mediado nos processos de ensino e aprendizagem presentes nos cursos de Educação Física à distância. Para tal empreendimento realizamos uma pesquisa predominantemente qualitativa que teve o método materialista histórico e dialético como horizonte e utilizou de análise documental, observações, entrevistas, grupos focais e análise de conteúdo para coletar as informações, submetendo-as a uma triangulação dos dados, Triviños (2009) na análise e interpretação dos dados. Os resultados indicam que as mediações pedagógicas no curso analisado centra-se em uma tensão entre o trato dos conhecimentos técnico/operacionais e os demais conhecimentos explicativos e pedagógicos no conhecimento. Tal mediação ocorre nos encontros presenciais e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) nestes predominam o baixo diálogo e pouco trato com os conteúdos das práticas corporais. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT Recently, the academic field of Physical Education started with Capes the implementation of several programs for teacher training through distance mode. This project raised old stress points. We understand that the place and manner of subjects regard bodily practices is a discussion that gets a new breath and produces new questions, mainly in distance mode. In this context one question has come up: how is the process of pedagogical mediation in subjects related to bodily practices in Physical Education Courses through Distance Learning in Goiás? Thus, the goal of this research is to comprehend how the knowledge linked to the subjects regard bodily practices occurs and it is mediated in the process of teaching and learning on Physical Education Courses through distance. The research was predominantly qualitative using the method historical and dialectical material as the horizon and also document analysis, observations, interviews, focus groups and content analysis to collect information and submit them to a triangulation of data, Triviños (2009) in the analysis and interpretation of data. The results indicate that the pedagogical mediations analyzed focuses on the tension between the deal of technical/operational knowledge and explanatory and pedagogical knowledge. Such mediation occurs in meetings and in the Virtual Learning Environment (VLE), and predominates in these environment low dialogue and few contents regard bodily practices. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2013. |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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