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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14415
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Title: Custeio alvo : utilização do sistema de gerenciamente de lucro pelos fabricantes de veículos automotores com indústria no Brasil
Other Titles: Target costing : the use of profit management system by the automobile manufactures established in Brazil
Authors: Brito, Rigel dos Santos
Garcia, Solange
Morgan, Beatriz Fátima
Assunto:: Contabilidade de custo
Controle de custo
Custo industrial
Preços
Indústria automobilística
Issue Date: Jan-2008
Publisher: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Editora Atlas
Citation: BRITO, Rigel dos Santos; GARCIA, Solange; MORGAN, Beatriz Fátima. Custeio alvo: utilização do sistema de gerenciamente de lucro pelos fabricantes de veículos automotores com indústria no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, Ribeirão Preto, v. 2, n. 2, jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.rco.usp.br/index.php/rco/article/view/18>. Acesso em: 24 out. 2013.
Abstract: Neste trabalho são pesquisadas as indústrias automotivas com fábrica no Brasil, com o objetivo de verificar se a utilização do sistema de Custeio Alvo para planejamento de custos e lucros praticada pelas empresas é aderente à teoria. Trata#se de uma pesquisa exploratória com uso de questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário foi elaborado com base nas etapas apresentadas por Monden (1999), que são empregadas no processo de custeio alvo pelas indústrias automotivas. Foram selecionadas 16 empresas que produzem veículos comerciais para a população em geral, excluindo as indústrias que produzem exclusivamente veículos voltados para a área rural. A análise restringiu#se a 5 empresas que responderam ao questionário, o que corresponde a aproximadamente 31% das empresas, as quais respondem por cerca de 70% do total de veículos fabricados. A conclusão é que as empresas analisadas utilizam o sistema de Custeio Alvo, de acordo com as etapas da teoria de Monden (1999), com forte intensidade no decorrer das suas produções e no planejamento de novos produtos. ___________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this study there had been researched the automobile manufactures established in Brazil, aiming to verify if the use of the Target Costing system for cost and profit planning practiced by the companies is adherent to the theory. It is an exploratory research which has used a questionnaire to obtain the data. The questionnaire was based on the steps used by Monden (1999), which should be followed by the automobile manufacturers when using the target costing system. A number of 16 companies that produce commercial vehicles to the population in general were selected, excluding the companies that produce vehicles concerned to rural areas. The analysis was shorten to 5 companies that replied to the questionnaire, making it approximately 31% of the companies, which, on the other hand are responsible for 70% of all vehicles manufactured. The conclusion is that the companies analyzed use the cost system named target costing, according to the Monden (1999) theory, and perform with great intensity during the production process and the planning of new products.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Licença:: Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo editor da revista, em 30/11/2010, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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