http://repositorio.unb.br/handle/10482/14385
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_LisBastosSilvrestre.pdf | 381,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O cyberbullying a partir do contexto escolar : como se dá a relação corpo-mídia-violência? |
Authors: | Silvestre, Lis Bastos |
Orientador(es):: | Feres Neto, Alfredo |
Assunto:: | Assédio nas escolas Educação física Ciberespaço Estudantes |
Issue Date: | 21-Oct-2013 |
Data de defesa:: | 10-Jul-2013 |
Citation: | SILVESTRE, Lis Bastos. O cyberbullying a partir do contexto escolar: como se dá a relação corpo-mídia-violência? 2013. viii, 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Abstract: | Esta pesquisa versa sobre a análise das expressões de violência simbólica manifestadas por meio do bullying e cyberbullying como elementos definidores de padrões corporais no contexto de uma escola
pública do Distrito Federal. Objetivou-se descrever a autopercepção dos jovens sobre o que significa bullying e cyberbullying e identificar os motivos (padrões corporais) que levaram a ocorrência do bullying e do
cyberbullying no contexto geral e do cyberbullying no contexto das aulas
de Educação Física dos alunos de 9º ano do campo pesquisado. Para alcançar tais objetivos, utilizou-se da pesquisa de campo com abordagem qualitativa, a partir de observações e entrevistas semiestruturadas com alunos do 9º ano de uma escola pública da cidade de Brasília/DF. Tais entrevistas foram realizadas nesta escola com os alunos devidamente autorizados pelos pais por meio do Termo de Consentimento Livre e
Esclarecido, a fim de serem compostos os dados. Os dados foram estruturados por categorias e, nesse sentido, descreveu-se a autopercepção dos alunos em relação ao bullying e cyberbullying. Em seguida, percebeu-se que a maioria dos alunos não foi vítima de bullying nos últimos trinta
dias antecedentes à pesquisa, bem como a maioria destes também não foi agressor nesse mesmo período e situação. Quando questionados se observaram situação como essa no ambiente escolar, 85% dos alunos afirmaram terem visto alguém sendo vítima. Trazendo para a situação de cyberbullying, 75% dos alunos não foram vítimas desta violência em seu contexto geral nos últimos trinta dias antecedentes à pesquisa; 15% afirmaram ter agredido algum colega da escola neste período e 95% destes
foram observadores em situações como esta. Utilizando apenas o contexto das aulas de Educação Física da escola pesquisada, ainda em relação ao cyberbullying, 95% dos alunos entrevistados não sofreu agressão em se
tratando da violência supracitada; nenhum aluno entrevistado foi agressor neste contexto e 40% destes observou a ocorrência de cyberbullying nesta aula. Por fim, foram analisadas as ocorrências de bullying e cyberbullying com base nos elementos definidores de padrões corporais a partir das falas dos jovens entrevistados. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This research focuses on the analysis of symbolic expressions of violence expressed through bullying and cyberbullying as defining elements of body patterns in the contexto f a public school in the Federal District. This study aimed to describe the perception of young people about what it means bullying and cyberbullying and to identify the reason (physical standards) that led to the occurrence of bullying and cyberbullying in the general context and cyberbullying in the context of thPhysical Education classes of students from 9 grade from the researched group. To achieve these goals, we used field research with a qualitative approach, from an observation and semi-structured interview with students thin 9 grade at a public school in the city of Brasilia/DF. These interviews were conducted with students in this school duly authorized by parents through the Free and Clarified Term of Consent. The data was structured by categories and, accordingly, described to the students’ self-perception in relation to bullying and cyberbullying. Then it was realized that most of the students was not bullied in the last thirty days prior to the survey, as well as most of these was not an aggressor during the same period and situation. When asked how this situation was observed in the school environment, 85% of students said they had seen someone being victimized. Bringing the situation of cyberbullying, 75% of the students were victims of violence in their general context in the last thirty days prior to the survey, 15% said they had assaulted a classmate in this period and 95% of these were observers in situations like this. Using only the context of Physical Education classes in the studied school, even in relation to cyberbullying, 95% of respondents do not assaulted in the case of the violence above, no interviewed student was an aggressor in this context, and 40% of these occur at cyberbullying in this class. Finally, we analyzed the occurrences of bullying and cyberbullying based on the defining elements of body patterns from the speech of the young people that we interviewed. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.