Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/1438
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPITULO_ProfissaoEvolucao.pdf131,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uma profissão em evolução : profissionais da informação sob a ótica de Abbott - proposta de estudo
Autor(es): Mueller, Suzana Pinheiro Machado
Assunto: Ciência da informação
Profissional da informação
Profissão
Brasil
Data de publicação: 2004
Referência: MUELLER, S. P. M. Uma profissão em evolução: profissionais da informação sob a ótica de Abbott - proposta de estudo. In: BAPTISTA, Sofia Galvão; MUELLER, Suazana Pinheiro Machado. (Org.). Profissional da informação: espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004, p. 23-54.
Resumo: O uso dos termos profissões da informação e profissionais da informação se tornou comum nas últimas décadas na literatura especializada, refletindo a compreensão de que, na realidade atual, os serviços de informação apresentam enorme complexidade, demandando mais que o trabalho isolado de qualquer profissão. Entretanto, o entendimento do significado exato dos termos não é claro em relação aos profissionais, trabalhos ou serviços a que se referem. Certamente há um consenso de que certas características mínimas são comuns a todos os chamados pro- Profissionais da Informação: o espaço de trabalho - Sofia Galvão Baptista e Suzana Pinheiro Machado Mueller (orgs.) fissionais da informação, o que permite o uso da designação em diversos contextos, mas o entendimento parece depender de quem usa o termo e da audiência à qual se dirige. Em geral, parece haver consenso que entre os profissionais incluídos estão os bibliotecários, os arquivistas e os mestres e doutores formados nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação. A literatura e a observação da realidade atual do mercado de trabalho mostram que os chamados profissionais da informação vêm passando por modificações no seu perfil e nas suas tarefas profissionais. Nos estudos que investigam a questão, o foco de atenção dos autores está centrado, em geral, no conceito de informação e suas implicações nas atividades profissionais e na questão da formação profissional. No entanto, o assunto implica também no entendimento dos conceitos de profissão e profissionais nas sociedades atuais. Há várias abordagens teóricas para o estudo das profissões. Este texto pretende defender a escolha da visão proposta por Abbott (1988) sobre outras abordagens sociológicas que também estudam o tema, por entender que esse autor oferece um ângulo privilegiado para entender o processo de formação desse grupo profissional. Com base no modelo proposto por Abbott, o texto pretende levantar algumas questões sobre a emergência e evolução dos profissionais da informação no Brasil.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações de Acesso e Conteúdo: O capítulo compõe o livro "Profissional da informação: espaço de trabalho", organizado por Sofia Galvão Baptista e Suzana Pinheiro Machado Mueller.
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.