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Título : Uma concepção psicanalítica de personalidade : teoria das relações objetais de Fairbairn
Otros títulos : A psychoanalytical conception of personality : Fairbairn’s object-relations theory
Una concepción psicoanalítica de la personalidad : la teoría de las relaciones objetales de Fairbairn
Autor : Celes, Luiz Augusto Monnerat
Alves, Karen Cristina Martins
Santos, Ana Caroline Galli dos
Assunto:: Fairbairn, William Ronald Dodds
Personalidade
Fecha de publicación : mar-2008
Editorial : Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
Citación : CELES, Luiz Augusto M.; ALVES, Karen Cristina Martins; SANTOS, Ana Caroline Galli dos. Uma concepção psicanalítica de personalidade: teoria das relações objetais de Fairbairn. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 13, n. 1, mar. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000100007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 set. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000100007.
Resumen : Este artigo tem como propósito maior desenvolver a idéia de que a teoria das relações de objeto, introduzida no movimento psicanalítico em oposição à teoria da sexualidade como base da constituição psíquica, significou uma radical mudança na concepção psicanalítica dos sujeitos. Tal mudança se expressa no abandono da pulsionalidade como fundamento subjetivo em direção à apreensão e compreensão dos sujeitos como personalidade, isto é, algo substantivamente estruturado. Metodologicamente, opta-se pela análise e exposição da principal obra de Willian Ronald D. Fairbairn (1889-1964), tomada como paradigmática das teorias das relações de objeto. Busca-se expor a evolução do pensamento fairbairniano, desde seus estudos sobre a esquizoidia – e a contradição que isso trouxe para a teoria da libido da época – até as modificações e superações que o autor se propõe a realizar na teoria psicanalítica em função da concepção da meta libidinal como sendo o objeto. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The main purpose of this essay is to develop the idea that the object-relations theory, introduced in the psychoanalytical movement as an opposition to the libido theory as basis to psychic constitution, produced a radical change in the psychoanalytical concept of subjects. Change is represented by the quitting of the drive as a subject foundation and by the apprehension and comprehension of subjects as personalities, or rather, substantially structured. In terms of methodology, the main work by William Ronald D. Fairbairn (1889-1964) was analyzed and taken as paradigmatic for all object-relations theories. The evolution of Fairbairn’s thoughts, from his studies on schizophrenia – and the contradiction it brought to the contemporary libido theory – to the changes and overcoming the author proposed to accomplish in psychoanalytical theory, as a result of his finding that the libidinal goal is an object, are presented. _________________________________________________________________________________________ RESUMEN
Este artículo tiene como objetivo mayor el de desarrollar la idea de que la teoría de las relaciones de objeto, introducida en el movimiento psicoanalítico en oposición a la teoría de la sexualidad como base de la constitución psíquica, significó un cambio radical en la concepción psicoanalítica de los sujetos. Dicho cambio se expresa en el abandono de la pulsionalidad como fundamento subjetivo hacia la aprensión y comprensión de los sujetos como personalidad, es decir, como algo sustantivamente estructurado. Metodológicamente, se elije el análisis y exposición de la obra principal de Willian Ronald D. Fairbairn (1889-1964), tomada como paradigmática para las teorías de las relaciones de objeto. Se busca exponer la evolución del pensamiento fairbairniano, desde sus estudios sobre la esquizoidía – y la contradicción que dicho estudio trajo para la teoría de la libido de la época – hasta las modificaciones y superaciones que el autor se propone realizar en la teoría psicoanalítica en función de la concepción de la meta libidinal como sujeto.
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