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dc.contributor.advisorBugarin, Maurício Soares-
dc.contributor.authorBelém, Antônio Ronieel Bezerra-
dc.date.accessioned2013-09-18T14:42:44Z-
dc.date.available2013-09-18T14:42:44Z-
dc.date.issued2013-09-18-
dc.date.submitted2013-05-17-
dc.identifier.citationBELÉM, Antônio Ronieel Bezerra. Leilão dos aeroportos: uma análise da restrição de oferta unitária. 2013. 56 f. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14148-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2013.pt_BR
dc.description.abstractEm 2012 o Governo Federal realizou a primeira concessão de aeroportos à iniciativa privada. Três aeroportos foram leiloados, os de Brasília, de Guarulhos e de Campinas. Tão interessante quanto a própria privatização dos aeroportos foi o mecanismo adotado para concedê-los, o leilão. O leilão de concessão dos aeroportos teve o objetivo de arrecadar o maior valor possível pelo direito de exploração da infraestrutura aeroportuária e foi modelado com regras complexas. Os três aeroportos foram leiloados simultaneamente e o leilão teve um formato híbrido, iniciando como um leilão selado de 1º preço seguido de um leilão oral ascendente. Dentre as regras do leilão destacou-se e analisou-se a regra que restringiu a alocação dos aeroportos a um por vencedor e que chamamos de Restrição de Oferta Unitária. Mostra-se, assumindo certas hipóteses, que essa regra tende a diminuir a receita esperada do leilão. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractBy the year of 2012, the Brazilian federal government carried out the first ever concession of airports to the private sector. Three airports were auctioned, the ones from Brasília, Guarulhos and Campinas. It turns out that the auction mechanism adopted in the process was as interesting as the privatization. The airports concession auction aimed to generate the highest possible income out of the right to explore the airports infrastructure, and it was modeled with some complex rules. The auction for the three airports took place simultaneously and it had a hybrid format, starting with a sealed-bid first price auction followed by an Enghish auction. Among the auction rules, we highlight and analyze the rule that restricted the allocation of airports by one to each winner, which we refer to as the Unitary Offer Constraint. We show, assuming certain assumptions, that such rule tends to reduce the expected revenue of the auction.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleLeilão dos aeroportos : uma análise da restrição de oferta unitáriaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordAeroportos - concessões administrativasen
dc.subject.keywordPrivatizaçãoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
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