Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/14131
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2013_FredericoViannaTorresDiniz.pdf1,7 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A Brasília, as Brasílias : localizando a narrativa "comum" nos usos da cidade
Auteur(s): Diniz, Frederico Vianna Torres
Orientador(es):: Farias, Edson Silva de
Assunto:: Espaços urbanos - Brasília (DF)
Brasília (DF) - vida e costumes sociais
Sociologia urbana
Date de publication: 13-sep-2013
Référence bibliographique: DINIZ, Frederico Vianna Torres. A Brasília, as Brasílias: localizando a narrativa "comum" nos usos da cidade. 2013. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Résumé: Nascida de um esforço conjunto, a pesquisa analisa o espaço metropolitano de Brasília à luz de uma unicidade simbólico-narrativa-modernista ali materializada. Ao analisarmos o processo do redesenho da cidade-estado para a metrópole, destacamos a lógica sócio-espacial na qual se evidencia o Plano Piloto como “marco cognitivo” dentro do conjunto heterogêneo que conforma o Distrito Federal. A pesquisa analisa a malha metropolitana da capital à luz de uma tensão estrutural, a saber, de ser o espaço urbano da metrópole atravessado pela prevalência de uma narrativa formada predominantemente em torno de rotinas e protocolos condensados na região planejada. Mais especificamente, considerando o Plano Piloto no centro do ordenamento espacial brasiliense, e ainda em se tratando da incontornável característica de irrupção histórica da capital, partimos da constatação de se tratar tal área enquanto “lugar” reservatório modernista, marcado pelo acúmulo de saberes. Nesse sentido, sugerimos que o Plano Piloto condensa e fornece parâmetros de normalidade pelos quais se dá a hegemonia narrativa constatada no contexto metropolitano do Distrito Federal. Isso corresponde ao que denotamos por narrativa comum da cidade: tal síntese se expressa em categorias de entendimento naturalizadas. Lançamos mão da noção de narrativas para propor como o planejamento modernista torna-se compreensível à luz da missão histórica que originou. Trouxemos também a concepção de espaço enquanto a priori social, com isso sugerimos que a noção extrapola a componente meramente física e econômica: entendemos espaço enquanto categoria de entendimento a qual fornece parte dos elementos de apreensão, significação, reconhecimento e criação do mundo social. Em se tratando de pensar o espaço urbano de Brasília enquanto a priori social, buscamos fundamentalmente qualificar como se forma uma síntese de saberes e afetividades incorporadas por meio da qual a realidade sócio-urbana torna-se “familiar” e “natural”. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Born from a joint effort, the present research analyzes the metropolitan area of Brasilia considering its symbolic-narrative-modernist unity. By analyzing the process of redesigning the city-state to the metropolis, we highlight the socio-spatial logic in which the Plano Piloto figures as a "cognitive framework" within the heterogeneous group that shapes the Distrito Federal, in such a way that the perception of possible city uses framework is evinced. We explore this structural tension, namely, that the capital of the metropolis is crossed by the prevalence of a narrative produced basically according to routines and protocols condensed in the planned region. More specifically, locating the Plano Piloto in the very center of the brasiliense space, and even more, when dealing with the unavoidable characteristic of modernist historical eruption, we start from the fact that such area is treated as a "place" marked by knowledge accumulation, this ‘modernist reservoir’ condenses orientation and location criteria of Brasilia’s social life. Accordingly, we suggest that the Plano Piloto condenses and provides parameters of normality by which hegemony in the Distrito Federal metropolitan takes place, as a life protocol. This corresponds to what we denote as a common narrative of the city: such a synthesis is expressed in naturalized understanding categories. We employed the notion of narrative to suggest how the modernist planning becomes comprehensible in light of the historic mission that has originated it. We have also brought the concept of space as a social a priori, and therefore we suggest that the concept goes beyond the merely physical and economic components: we understand space as an category of the understanding which furnishes part of the apprehension, meaning, recognition and creation elements of the social world. When it comes to think Brasila’s urban space as a social a priori, we seek fundamentally to precise in which manner a knowledge synthesis and an incorporated affectivity by wich the socio-urban reality becomes "familiar" and "natural" are formed.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/14131/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.