Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14021
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_CriatividadeMatematicaOlhar.pdf175,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Criatividade em Matemática : um olhar sob a Perspectiva de Sistemas
Otros títulos : Creativity in Mathematics : one view from The Systems Perspective
Autor : Gontijo, Cleyton Hércules
Assunto:: Modelos matemáticos
Criatividade (Educação)
Matemática - estudo e ensino
Professores de matemática
Fecha de publicación : 2007
Editorial : Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas da Unicamp
Citación : GONTIJO, Cleyton Hércules. Criatividade em Matemática: um olhar sob a Perspectiva de Sistemas. Revista Zetetiké, Campinas, v. 15, n. 28, 2007. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/view/2413/2175>. Acesso em: 22 ago. 2013.
Resumen : O presente artigo apresenta três modelos teóricos desenvolvidos recentemente no campo da criatividade: a Teoria do Investimento, o Modelo Componencial da Criatividade e a Perspectiva de Sistemas e toma este último para discutir a criatividade em Matemática, destacando que para a manifestação deste tipo de criatividade deverá haver a integração de três sistemas: indivíduo (bagagem genética e experiências pessoais), domínio (cultura e produção científica) e campo (sistema social). ____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper presents three theoretical models that were recently developed in the field of creativity, the Theory of Investment, the Componential Model of Creativity and the Systems Perspective. And, the Systems Perspective was chosen to discuss the creativity in Mathematics, highlighting that for the manifestation of this kind of creativity is necessary to have the interaction of three systems: individual (genetic luggage and personal experiences), domain (culture and scientific production), and field (social system).
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença:: Revista Zetetiké - "Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado". Fonte: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 22 ago. 2013.
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/14021/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.