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Title: As contribuições da ciência do desenvolvimento para a psicologia da saúde
Other Titles: The contributions of developmental science to the health psychology
Authors: Silva, Simone Cerqueira da
Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos
Costa Júnior, Áderson Luiz
Assunto:: Psicologia clínica da saúde
Medicina e psicologia
Hábitos de saúde
Issue Date: 2011
Publisher: ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Citation: CERQUEIRA-SILVA, Simone; DESSEN, Maria Auxiliadora; COSTA JÚNIOR, Áderson Luiz. As contribuições da ciência do desenvolvimento para a psicologia da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, p. 1599-1609, 2011. Suplemento 1. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-81232011000700096&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 21 ago. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700096.
Abstract: A ciência do desenvolvimento humano vem estimulando uma nova visão sobre a pesquisa em saúde, destacando variáveis contextuais e ecológicas que influenciam o processo de desenvolvimento e condicionam o diagnóstico, o tratamento e o prognóstico de indivíduos e grupos. O objetivo deste artigo é discutir as implicações da ciência do desenvolvimento humano à psicologia da saúde, área de intervenção educacional voltada aos diversos contextos de tratamento de saúde. Pretende-se, ainda, analisar criticamente alguns aspectos metodológicos dos estudos da área e apontar tendências atuais e futuras para uma análise mais funcional do processo saúde-doença. Espera- se que os profissionais de saúde se beneficiem dos argumentos e modelos propostos pela ciência do desenvolvimento humano, construindo ambientes de cuidados mais adequados às necessidades psicossociais de pacientes e familiares.
Abstract: The science of human development has been stimulating a new perspective on health research, highlighting contextual and ecological variables that influence the process of development and condition the diagnosis, treatment and prognosis of individuals and groups. The objective of this article is to discuss about the implications of the science of human development for health psychology, specifically for the educational area aimed toward intervention in several contexts of health treatment. Another objective of this article is to critically analyze some methodological aspects os the studies in this area and point current and future tendencies at a more functional analysis of the health-disease process. It is expected that health professionals benefit from the arguments and models proposed by the science of human development, designing environments that are more adequate to the psychological needs of patients and families.
Licença:: Ciência & Saúde Coletiva - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8123&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 ago. 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700096
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