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Título : “Franjas de algodão em mantos de veludo” : apropriação irônica e realidade histórica nos contos de temática religiosa de Machado de Assis
Autor : Silva, Tiago Ferreira da
Orientador(es):: Bergamo, Edvaldo Aparecido
Assunto:: Assis, Machado de, 1839-1908
Contos - análise
Religião
História
Fecha de publicación : 14-ago-2013
Citación : SILVA, Tiago Ferreira da. “Franjas de algodão em mantos de veludo”: apropriação irônica e realidade histórica nos contos de temática religiosa de Machado de Assis. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumen : O presente trabalho se debruça sobre o estudo mais aprofundado dos contos de Machado de Assis que possuem, abertamente, uma temática religiosa (cristã). Tomando-se como fundamento a relação entre forma literária e processo social, procura-se demonstrar que a religião, além de tema, possui implicações formais e auxilia na constituição da forma literária machadiana para, por meio disso, dar mostras das questões que o autor analisa e aprofunda, quais sejam: as contradições da sociedade brasileira oitocentista e o ser humano em seu caráter eminentemente contraditório. Para tanto, o ponto de partida será uma breve revisão dos aspectos teóricos acerca do conto, passando pelo seu início na literatura brasileira e pela sua consolidação no Brasil com Machado de Assis. Essa visão panorâmica servirá como mote para um estudo mais detalhado do modo de construção, articulação e experimentação que o gênero encontrará nas mãos do criador de Brás Cubas. Em seguida, a análise se volta para a religião na obra machadiana, incluindo-se aí uma revisão do que já fora dito sobre o assunto por alguns críticos e um panorama da presença de elementos religiosos na prosa do autor, especialmente romances e contos. Aberto esse caminho, dá-se início à análise de dois dos objetos centrais do estudo: os contos “Na arca” e “Entre Santos”. Por fim, o estudo se volta para a relação Deus e diabo em mais dois outros contos machadianos: “A Igreja do diabo” e “Adão e Eva”. Assim como nos anteriores, há uma tentativa de observar como neles estão representadas questões relativas às contradições da sociedade brasileira da época, bem como a visão crítica e cética do autor quanto ao homem em sua essência, o que se faz revelar, sobretudo, por meio da ironia. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper focuses on the further study of the tales of Machado which openly have a religious theme (Christian). Taking as basis, the relationship between literary form and social process, it seeks to demonstrate that religion, in addition to theme, has formal implications and assists in the creation of Machado literary form, thereby, to demonstrate the issues that the author analyzes and deepens, namely: the contradictions of nineteenth-century Brazilian society and the human being in his eminently contradictory character. Thus, the starting point is a brief review of the theoretical aspects about the short- history, through its start in Brazilian literature and its consolidation in Brazil with Machado de Assis. This overview will serve as a motto for a more detailed study of the construction mode, articulation and experimentation that the genre will find in the hands of Brás Cubas creator. Next, the analysis turns to religion in Machado's work, including a review of what had been said on the subject by some critics and an overview of the presence of religious elements in the prose of the author, especially novels and tales. With this path open, there is the start of analyzing two central objects of study: the tales "Na arca" and "Entre Santos". Finally, the study turns to the relationship between God and the devil in two more Machado's tales: "A Igreja do diabo" and "Adão e Eva". As in the foregoing, there is an attempt to observe how issues related to the contradictions of Brazilian society of that period are represented in them, as well as the critical and skeptical view of the author in relation to man in his essence, which is revealing, above all, by means of the irony.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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