Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13845
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_LidianeLoioladeOliveira.pdf5,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Uso de textos de divulgação científica como estratégia de trabalho com temas de educação em saúde na escola para educação de jovens e adultos (EJA)
Autor : Oliveira, Lidiane Loiola de
Orientador(es):: Zancul, Mariana de Senzi
Assunto:: Ciências - estudo e ensino
Material didático
Promoção da saúde
Fecha de publicación : 5-ago-2013
Citación : OLIVEIRA, Lidiane Loiola de. Uso de textos de divulgação científica como estratégia de trabalho com temas de educação em saúde na escola para educação de jovens e adultos (EJA). 2013. 89, 21 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumen : A escola é, por excelência, um local propício à divulgação de ideias novas e ao desenvolvimento de ações que envolvam diversos temas, como por exemplo, os relacionados às questões de saúde. E baseando-se nas concepções do ensino, que tem como pressupostos formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade, os textos de divulgação científica podem se firmar como um respeitável recurso didático, complementando os materiais tradicionais Este trabalho teve como objetivo principal usar textos de divulgação científica como estratégia de trabalho em Educação em Saúde na escola, visando um maior interesse e a sensibilização dos alunos. A ação educativa, composta de diversas atividades pedagógicas, foi realizada no 2º semestre de 2012 com alunos matriculados no 2º ano do 3º segmento da Educação de Jovens e Adultos numa escola pública do Distrito Federal. Para sistematização e análise dos resultados foram realizadas análises qualitativas. Os resultados indicaram que a introdução destes textos de divulgação científica durante as aulas possibilitou uma situação nova para a maioria dos alunos que não tinham contato frequente com esse tipo de leitura e também fomentaram um interesse maior e uma participação mais efetiva dos alunos nas discussões, uma vez que relacionavam os assuntos de saúde com o cotidiano dos estudantes, favorecendo a partilha de suas experiências e a troca de saberes. No entanto, nota-se também que a mediação do professor nas discussões e na escolha e preparo dos textos de divulgação científica para uso em sala de aula são fundamentais para o sucesso deste tipo de ação. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The school is, par excellence, a place favorable to the dissemination of new ideas and the development of actions involving various issues, such as topics related to health issues. Based on the new concepts of teaching, which assumptions are forming critical and active citizens in society, popular science texts can establish itself as a respected didactical resource, complementing traditional materials. This study had as primary objective the use of popular science texts as a strategy for health education in school, in order to draw the students attention and their awareness. The educational activity, composed of various pedagogical activities, was held in the 2nd half of 2012 with students enrolled in the 2nd year of the 3rd segment of the Young People and Adult Education in a public school in the Federal District. The results were organized and analyzed through a qualitative approach. The results indicated that the introduction of these popular science texts during lessons allowed a new opportunity for most students who hadn’t contact with this kind of reading and also encouraged a greater interest and a more effective participation of students in discussions, once these texts related health issues to the the daily lives of these students, favoring the share of their experiences and knowledge. However, note that the teacher participation in the texts selection and mediation during the class discussions are important steps to the sucess of this kind of action.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/13845/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.