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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/13742
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Titre: Cidade relicário : uma etnografia sobre Terecô, precisão e Encantaria em Codó (Maranhão)
Auteur(s): Ahlert, Martina
Orientador(es):: Borges, Antonádia Monteiro
Assunto:: Etnologia
Cultos afro-brasileiros
Família
Política
Date de publication: 29-jui-2013
Référence bibliographique: AHLERT, Martina. Cidade relicário: uma etnografia sobre Terecô, precisão e Encantaria em Codó (Maranhão). 2013. 282 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Résumé: Esta tese é uma etnografia fruto da convivência com pais e mães de santo da cidade de Codó, no Maranhão. A cidade é conhecida como berço do terecô, uma religião afro-brasileira onde são recebidas, em transe, entidades chamadas de encantados. A tese enfoca as relações entre as pessoas, seus familiares e os encantados, que se encontram nas casas e nas tendas, em momentos ordinários e rituais. Nestes espaços são realizadas as festas, trabalhos e curas das pessoas que procuram pais e mães de santo (e seus encantados) para a solução dos seus problemas. Dedicar-se a estas atividades, com o passar do tempo, deixa os chefes das tendas envelhecidos e cansados, o que os leva à diminuição da relação com as entidades. Pensando em o que o terecô faz, a tese objetiva perceber como a religião coloca diferentes seres em relação e permite o reforço constante dessas relações, evitando a solidão. Perpassa toda a tese uma preocupação com o movimento – de pessoas, de “forças”, de encantados – que sugere uma forma de pensar experiências domésticas e religiosas como posicionamentos políticos e epistemológicos diante da vida. ______________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis is an ethnography produce by the acquaintanceship with pais- and mães-de-santo from the city of Codó, in Maranhão. The city is known as the birthplace of terecô, an afro- brazilian religion in which are received, in trance, entities called ‘encantados’. The thesis focuses the relations between the people, their relatives and the ‘encantados’, which are found at the houses and tents in ordinary moments and rituals. At these places are made the parties, works and healings of people who search pais- and mães-de-santo (and their ‘encantados’) to the solution of their problems. In the course of time, the chiefs devoting themselves to these activities, they are grown old and tired, leading them to the lowering of the relation with the entities. Thinking about what terecô does, the thesis aims to perceive how the religion places different beings in relation and allows the constant reinforcement of these relations, avoiding loneliness. It pervades all the thesis a worry about the movement – of people, forces, ‘encantados’ – which suggests a way of thinking home and religious experiences as political and epistemological positioning before life.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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