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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/13708
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Titre: Sistematização crítica da linguagem utilizada pela Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde na disseminação de informações
Auteur(s): Neves, Patricia Chagas
Orientador(es):: Mendonça, Ana Valéria Machado
Assunto:: Sistema Único de Saúde (Brasil)
Ouvidorias
Disseminação seletiva da informação
Date de publication: 26-jui-2013
Référence bibliographique: NEVES, Patricia Chagas. Sistematização crítica da linguagem utilizada pela Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde na disseminação de informações. 2013. 275 f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Résumé: A Ouvidoria Geral do SUS (OG-SUS) é um departamento que integra a Secretaria de Gestão Estratégia e Participativa do Ministério da Saúde, criada para ser um canal de comunicação com o cidadão e viabilizar o atendimento de reivindicações. Uma das principais linhas de atuação dessa ouvidoria é a disseminação de informações à população. No ano de 2010 foram cerca de 18 milhões de informações disseminadas. O presente estudo sistematizou criticamente a linguagem utilizada pela OGSUS na disseminação de informações. Realizou-se uma pesquisa quantitativa para analisar o Banco de Informações Técnicas em Saúde – BITS. Como recorte utilizou-se o banco com maior acesso, ou seja, aquele que foi mais demandado pela população que no caso foi o banco de informações técnicas de tabagismo. Três software foram utilizados para a análise. O Software Wordle foi utilizado para gerar a nuvem de palavras utilizada, já o NVivo9 foi utilizado para construir a tabela de resumo das ocorrências que apontou quais as unidades de registro mais frequentes e o número de repetições delas, gerou também o mapa de árvore que permitiu analisar a relação entre as palavras mais frequentes e aquelas que não são frequentes mas possuem interface come elas. O BITS de tabagismo foi dividido em 34 bancos menores para serem analisados. As unidades de registro mais frequentes foram “cigarros/cigarro”, “fumante/fumantes”, “fumar”, “nicotina”, “tabaco” e “tabagismo”. As três últimas unidades de registro podem ser consideradas de cunho técnico/científico e não são adequadas para o perfil majoritário de quem acessa o serviço. As três primeiras, apesar de serem palavras de fácil compreensão, quando analisadas no contexto do mapa da árvore percebeu-se que estavam ligadas à unidades de registro de também de cunho técnico/cientifico. A OGSUS dissemina informações sobre tabagismo e como parar de fumar à 12 anos e esse banco que foi analisado é um banco que já vem sendo trabalhado à anos. Entretanto é necessário averiguar se a linguagem é adequada considerando o perfil de acesso. Sugere-se á OGSUS que verifique a possibilidade de trabalho dessa linguagem não só nessa banco mas analise os outros bancos restantes para que possa cumprir seu papel de disseminar informações à população de acordo com a necessidade do cidadão. Cidadão informado possui maiores possibilidades de exercer sua cidadania. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The General Ombudsman of SUS (OGSUS) is a department that integrates the Department of Management and Participative Strategy of the Ministry of Health, created to be a channel of communication with the public and facilitate the attendance of claims. One of the main activities of this ombudsman is the dissemination of information to the population. In 2010 there were about 18 million information disseminated. This study critically systematized the language used by OGSUS in disseminating information. We conducted a quantitative study to analyze the Bank of Technical Information in Health. As clipping used the bank with greater access, is one who was sued by more people than in the case was the bank of technical information of smoking. Three software were used for analysis. Wordle was the software was used to generate a cloud of words used, because the NVivo9 was used to construct a summary table of the occurrences that showed which units of record more frequent and the number of repetitions of them, also generated map of tree that allowed us to analyze the relationship between the most frequent words and those that are not common but they have come interface. BITS smoking was divided into 34 smaller banks to be analyzed. The registration units frequently were "cigarettes / cigarette", "smoking / smoking", "smoking", "nicotine", "smoking" and "smoking". The last three units of record can be considered imprint technical / scientific and are not suitable for the majority profile of who accesses the service. The first three, although they are easy to understand words, when analyzed in the context of the tree map was realized that units were connected to record imprint also technical / scientific. The OGSUS disseminates information about smoking and how to quit smoking for 12 years and this was analyzed bank is a bank that is already being worked on for years. However it is necessary to determine if the language is appropriate considering the access profile. It is suggested that OGSUS will check the possibility of such language not only work in this bank but analyze other remaining banks so it can fulfill its role of disseminating information to the public in accordance with the need of the citizen. Informed citizen has greater opportunities to exercise their citizenship.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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