Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13612
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_TelmaReginaLagoCosta.pdf2,87 MBAdobe PDFView/Open
Title: O processo de tornar-se : um estudo de caso na perspectiva cutltural
Authors: Costa, Telma Regina Lago
Orientador(es):: Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto:: Psicologia do desenvolvimento
Cultura - narrativas pessoais
Issue Date: 18-Jul-2013
Citation: COSTA, Telma Regina Lago. O processo de tornar-se: um estudo de caso na perspectiva cutltural. 2013. x, 117 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: O presente trabalho, na perspectiva cultural, busca contribuir com as pesquisas na área de Psicologia do Desenvolvimento, utilizando metodologia qualitativa, especialmente a narrativa da história de vida, buscando rupturas e marcadores que possam ser consideradas indicadores de desenvolvimento humano durante toda a vida, com possibilidades até o último suspiro. Compreende-se o desenvolvimento humano como um fenômeno sistêmico, aberto, bilateral, entre a relação da pessoa com o ambiente, mediado dialogicamente pela cultura. Além das entrevistas semiestruturadas realizadas para esta pesquisa, foram analisados DVDs com entrevistas feitas por terceiros e documentos escolhidos pela participante. O objetivo geral da investigação foi analisar a trajetória de vida, buscando compreender como a narrativa da história de vida ou autobiográfica pode se tornar uma referência importante na compreensão da identidade do sujeito e sua relação com a cultura, construindo uma estrutura e uma dinâmica psicológica, cuja autoria pode ser assumida pela participante. Foi realizada uma análise da narrativa, organizando-se os relatos em crônicas, tendo como perspectiva o reconhecimento dos significados e sentidos que a participante deu a fatos, lugares e pessoas, buscando pontos que provavelmente geraram mutação na sua trajetória de vida. O resultado das análises mostrou que todos os elementos considerados tiveram importância na compreensão da trajetória de vida da participante, e que a narrativa na primeira pessoa, autobiográfica, ainda que sendo complementada pelo relato dos outros e por todo o material utilizado, apresentou-se como recurso importante e legítimo no sentido de demarcar os momentos cruciais de seu desenvolvimento. A pesquisa, especialmente por trabalhar com uma história de vida tão longeva, que testemunhou momentos significativos da história ocidental, traz importantes contribuições para os estudos sobre Psicologia do Desenvolvimento, na perspectiva cultural e para outros campos do conhecimento. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation in the cultural perspective seeks to contribute to the research in developmental psychology by using qualitative methodology, especially the narrative of a life history, seeking breaks and markers that may be considered indicators of human development throughout life, with its possibilities until the last breath. Human development is understood as an opened, bilateral systemic phenomenon which takes place between the person's relationship and the environment, dialogically mediated by culture. Besides the semi-structured interviews conducted for this research, interviews on DVDs produced by third parties and documents chosen by the participant have contributed to the analyses. The overall goal of the inquiry was to analyze the trajectory of life, trying to understand how Life history or the autobiographical narrative can become an important reference in the understanding of the subject's identity and its relation to culture, building a structure and a psychological dynamics whose authorship can be assumed by the participant. An analysis of the narrative was made possible by transforming the reports in chronicles in an attempt to recognize the senses and the meanings that the participant attributed to facts, places and people, seeking points that probably generated mutation on her life course. The result of the analysis showed that all elements considered were important in understanding the life trajectory of the participant, and that the first-person narrative, autobiographical, although being complemented by the narrative of others together with all the used material , has presented itself as an important and legitimate instrument to demarcate the crucial moments of her development. The research, especially by working with a long-lived life story, which has witnessed significant moments of the Western history, brings important contributions to the study of developmental psychology, in cultural perspective and in other fields of knowledge.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/13612/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.