http://repositorio.unb.br/handle/10482/13477
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Title: | Uma proposta de avaliação de desempenho para os sistemas de transporte rodoviário interurbano de passageiros |
Authors: | Arruda, Bruna Denise Lemes de Silva, Leandro Rodrigues e Antunes, Ricardo Timoteo Gomes, Heider Augusto da Silva Yamashita, Yaeko |
Assunto:: | Transporte urbano Transporte rodoviário Transporte local Transportes - planejamento Transporte rodoviário interestadual - passageiros |
Issue Date: | Apr-2012 |
Publisher: | Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes - ANPET |
Citation: | ARRUDA, Denise Lemes de Arruda et al. Uma proposta de avaliação de desempenho para os sistemas de transporte rodoviário interurbano de passageiros. Revista Transportes, São Carlos, SP, v. 20, n. 1, abr. 2012. Disponível em: <http://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/531>. Acesso em: 3 jul. 2013. |
Abstract: | O transporte rodoviário interurbano de passageiros é caracterizado pelo deslocamento de pessoas, por rodovia, entre duas
cidades e/ou núcleos urbanos. Em virtude da sua alta expressividade perante o transporte de passageiros no Brasil, e de uma preocupação
com a adequabilidade e aumento da qualidade do serviço oferecido, esse trabalho procurou desenvolver um Sistema de Avaliação
de Desempenho Operacional dos prestadores do serviço de transporte rodoviário interurbano de passageiros. Faz-se importante que essa
avaliação seja voltada para resultados referentes à prestação de um serviço adequado e mantenha-se como um processo constante. A
avaliação pode resultar em penalizações ou incentivos aos operadores, induzindo-os a um aprimoramento do seu serviço. Esse método
é capaz de auxiliar órgãos reguladores e gestores no acompanhamento e controle do Transporte Rodoviário Interurbano de Passageiros
– TRIP, seja este intermunicipal ou interestadual. __________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The Interurban Land Passenger Transportation is characterized by the displacement of people by road, between two cities and / or urban areas. Because of its high expressiveness at the passenger transport in Brazil, and a concern about the appropriateness and quality of service, this work sought to develop a System of Operational Performance Evaluation of the service providers. It is important that this assessment is geared to results concerning the provision of an adequate service and keep it as a constant. The assessment may result in penalties or incentives to operators, inducing them to improve its´ service. This method is able to assist regulators and managers in monitoring and control of the Interurban Land Passenger Transport, being it intercity or interstate. |
Licença:: | Revista Transportes - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revistatransportes.org.br/anpet/index. Acesso em: 3 jul. 2013. |
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