http://repositorio.unb.br/handle/10482/13382
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2013_CleonicePereiradoNascimentoBittencourt.pdf | 918,2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Identidade e subjetividade docente no ambiente virtual de aprendizagem ressignificando a prática pedagógica |
Authors: | Bittencourt, Cleonice Pereira do Nascimento |
Orientador(es):: | Almeida, Maria Marques Zanforlin Pires de |
Assunto:: | Ensino a distância Psicanálise e educação Professores - formação Subjetividade Ensino |
Issue Date: | 21-Jun-2013 |
Data de defesa:: | 15-Feb-2013 |
Citation: | BITTENCOURT, Cleonice Pereira do Nascimento. Identidade e subjetividade docente no ambiente virtual de aprendizagem ressignificando a prática pedagógica. 2013. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Abstract: | Este trabalho propôs-se a investigar junto a um grupo de professores tutores a distância que atuam ou atuaram no Curso de Pedagogia a Distância ofertado pela Faculdade de Educação (FE) e pelo Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) se a subjetividade que emerge das relações estabelecidas entre os sujeitos que compartilham a docência no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) repercute na constituição da identidade docente, com possível ressignificação de sua prática pedagógica. A pesquisa fundamentou-se em pressupostos teóricos da educação a distância, educação e psicanálise e formação de professores, buscando realizar a articulação de seus aspectos conceituais, em especial, os referendados pelos saberes psicanalíticos freudianos e pelas contribuições advindas de autores reconhecidos nas áreas contempladas neste estudo. Desse modo, foi possível apreender das relações pedagógicas vivenciadas por meio do AVA o quanto estão permeadas, dentre outros, por operadores conceituais da psicanálise representados pela subjetividade e identidade, transferência e sedução pedagógica, que contribuem para a ressignificação da identidade e da prática docente. Os dados coletados por meio do dispositivo da memória educativa, entrevista semiestruturada e análise dos fóruns de interação das disciplinas de atuação dos professores tutores participantes da pesquisa foram, portanto, analisados e "clareados" a partir dos conhecimentos e operadores conceituais da psicanálise. No tratamento dos dados utilizou-se uma adaptação das técnicas de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Como sujeitos participantes da pesquisa sete professores tutores a distância do Curso de Pedagogia a Distância da FE da Universidade de Brasília, ofertado pelo Sistema UAB, que são ou foram professores atuantes também na sala de aula presencial. À guisa de conclusão, considera-se que das relações que emergem na prática pedagógica do docente que atua no ambiente virtual emerge um professor que ressignifica sua prática, independentemente do cenário pedagógico em que atua, uma vez que a experiência de tutoria a distância possibilita-lhe exercer um lugar do “mestre em declínio” sempre em falta (sujeito castrado), assim como pela oportunidade de colaboração e compartilhamento da docência com outros atores. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The work proposed it self an investigation with a group of distance educators tutors. That work or had worked in the course of distance pedagogy offered by Education Faculty (FE) and System Open University of Brazil (UAB) if a subjectivity that emerges from the relation established among the subjects that share the teaching activity in a Learning Virtual Environment (AVA) ecos in the constitution of the teaching identity, with possible resignification of its pedagogical practive. The research based itself in teorical presuppositions of the distance education, education and psychoanalysis and the formation of teachers, trying to make the articulation of its conceptual aspects specially, indicated by their freudians psychoanalytic knowledges and by the contribution got from recognized authors in the areas in which this research is inside. In fact it was possible understand the pedagogical relations experimented by the AVA and how much they are spread, in other ones by conceptual operators of psychoanalysis represented among others by subjectivity, and identity, transference and pedagogical seduction that contribute to a resignification of the teaching practice and its identity. The data collected by the educative memory device, semi – structural interviews and tutor interactive forums of the correspondent disciplines in which they act were consequently analyzed and understood from the knowledges and conceptual operators, in special , from psychoanalysis. In the data’s treatments were used an adaptation of Bardin’s (2011) analytical techinics of subject. Seven tutors were part of the research as participating subjects offered by UAB System, that are now or they were in the past acting teachers in a standart classroom. As conclusion of the work we can consider that from relations that emerges in the pedagogical practice of the teachers that act in the virtual environment emerges a teacher that resignificate its pedagogical practice independently of the pedagogical scene in which he acts, once that the experience of tutorial by distance allows a place of the “decline Master” always default emasculated subject such as by the opportunity of colaboration and teaching shareness with other actors. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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