http://repositorio.unb.br/handle/10482/13372
File | Description | Size | Format | |
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2013_OseiasGuimaraesCastro.pdf | 478,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Deslocamento do centro de pressão nas posições bipodal e unipodal em crianças |
Authors: | Castro, Oséias Guimarães de |
Orientador(es):: | David, Ana Cristina de |
Assunto:: | Postura humana Equilíbrio - crianças |
Issue Date: | 20-Jun-2013 |
Data de defesa:: | 20-Feb-2013 |
Citation: | CASTRO, Oséias Guimarães de. Deslocamento do centro de pressão nas posições bipodal e unipodal em crianças. 2013. 52 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Abstract: | O objetivo deste estudo foi comparar o deslocamento do centro de pressão
(COP) nas posições bipodal e unipodal dominante e não dominante em crianças de 7
e 8 anos de idade. A amostra foi composta de 40 crianças, sendo 20 meninos e 20
meninas saudáveis. A avaliação do COP foi obtida por meio da plataforma de força
AccuSway Plus da marca AMTI (Advanced Mechanical Technologies, Inc). A taxa de
amostragem foi de 100 Hz e o tempo de aquisição de 30 segundos, com intervalo de
1 minuto. A dominância foi determinada, quando solicitado aos indivíduos que
chutassem uma bola à distância de dois metros. As posições testadas foram: bipodal
e unipodal (apoio membro dominante e não dominante) com os olhos abertos. As
variáveis analisadas foram: 1) CompCOP - comprimento da trajetória do COP sobre
a base de suporte; 2) SDap e SDml - desvio padrão nas direções ântero-posterior e
médio-lateral; 3) COPap e COPml - amplitude de deslocamento; 4) VelmCOP -
velocidade média; 5) Area95COP - dispersão dos dados do COP pelo cálculo da
área do estatocinesiograma, calculada a partir de 95% dos dados. Os resultados
indicaram que há variações significativas entre as posições bipodal e unipodal não dominante e dominante, com maior estabilidade do COP na posição bipodal. Na posição unipodal (não dominante e dominante), a média do sexo masculino apresenta valores ignificativamente maiores que a do feminino. O fator dominância interfere nos valores do COP, sendo que os valores referentes ao apoio unipodal
com o membro dominante, indicam menor estabilidade. A avaliação do equilíbrio
estático em crianças, na posição unipodal, pode ser uma avaliação útil visando identificar déficits do equilíbrio. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The purpose of this study was to compare the displacement of center of pressure (COP) in 40 healthy children, 20 boys and 20 girls, aged 7-8 years old, during quiet bipedal stance and single leg stance (dominant and non-dominant) with open eyes. The evaluation of COP was obtained through force platform AccuSway - AMTI Plus (Advanced Mechanical Technologies, Inc). The sampling rate was 100 Hz and acquisition time of 30 seconds, with interval of 1 minute. The dominance was determined after we request to the subjects to kick a ball at a distance of two meters. The variables analyzed were: 1) CompCOP - path length of COP on the basis of support; 2) SDap and SDml - standard deviation in directions anteroposterior and mediolateral; 3) COPap and COPml – amplitude displacement; 4) VelmCOP - average speed and 5) Area95COP - dispersion of the data by calculating the COP area of statocinesiogram calculated from 95% of the data. The results indicated that there are significant variations between quiet bipedal stance and single leg stance non-dominant and dominant, with COP greater stability in quiet bipedal stance. In non-dominant and dominant single leg stance, the male`s average has significantly larger values than females. The lateralization factor interferes with COP values, and the values for the single leg stance with the dominant limb, indicate less stability. The static balance evaluation in children, single leg stance, may be useful to identify deficits balance. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
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