Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13322
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ChirleyFerreiraMendes.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLobo, Andréa de Souza-
dc.contributor.authorMendes, Chirley Ferreira-
dc.date.accessioned2013-06-13T15:44:57Z-
dc.date.available2013-06-13T15:44:57Z-
dc.date.issued2013-06-13-
dc.date.submitted2012-03-
dc.identifier.citationMENDES, Chirley Ferreira. Uma vitrine do Brasil: telenovelas brasileiras entre estudantes africanos. 2012. 190 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13322-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2012.en
dc.description.abstractEste trabalho trata do consumo das telenovelas brasileiras em contextos africanos a partir de pesquisa etnográfica realizada com um grupo de estudantes africanos, de países de língua portuguesa, residentes em Brasília. Seu objetivo é apresentar o processo desse consumo a partir de diálogos com tais interlocutores sobre a telenovela de modo geral e, especificamente, sobre as telenovelas da Rede Globo Avenida Brasil e Cheias de Charme. Esses diálogos, por sua vez, são relacionados com parte da literatura sobre o tema e com publicações da imprensa especializada. A partir desse contexto são problematizadas as formas pelas quais os estudantes se relacionam com a telenovela brasileira aqui e em seus lugares de origem, estabelecendo proximidades e distanciamentos entre tais contextos. Analiso também o potencial da telenovela em dialogar com os repertórios culturais e com o cotidiano desses consumidores, e a construção de significados e interpretações sobre seus conteúdos e sobre o Brasil que se realiza através desse consumo. Por fim, considero os imaginários que as telenovelas constroem sobre o Brasil, bem como os fluxos de outras mercadorias e trocas entre contextos brasileiros e africanos que o fluxo televisivo pode produzir. Busca-se, portanto, tratar as diversas dimensões envolvidas no consumo de telenovelas brasileiras em contextos transnacionais e trazer elementos etnográficos que contribuam para o enriquecimento do debate. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe dissertation discusses the consumption of Brazilian telenovela in African contexts through an ethnographic research with a group of African students speakers of the Portuguese language living in Brasília. The main objective of the research is to present the process of consumption starting from the dialogues with these interlocutors about the telenovela in general and, specifically, about two of them broadcast by Rede Globo channel television; Avenida Brazil and Cheias de Charme. These dialogues are analyzed through the specialized literature and the press publications on the subject. From this context are problematized the ways in which these students relate to the telenovelas in Brazilian context and in their original countries, establishing nearby and differences between both ones. The research analyses the potential of the telenovela to keep dialogue with cultural repertoires of consumer’s daily lives, constructing meanings and interpretations of its contents and about Brazil which is realized through such consumption. Finally, I focus in the build of imaginary about Brazil elaborates by the telenovelas, as well as the flows of goods and other exchanges between Brazilian and African contexts through the television flow. The dissertation treats about the different dimensions involved in the consumption of Brazilian telenovelas in transnational contexts and bring some ethnographic elements which contribute to enrichment this debate.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleUma vitrine do Brasil : telenovelas brasileiras entre estudantes africanosen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTelenovelas - Brasil - aspectos antropológicosen
dc.subject.keywordEtnologiaen
dc.subject.keywordEstudantesen
dc.subject.keywordAfricanosen
dc.subject.keywordIdentidade social - Brasilen
dc.subject.keywordBrasileirosen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Antropologia (ICS DAN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.