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Título : Estudo exploratório para aplicação de modelos de transportes baseados em atividades no Brasil
Autor : Arruda, Fabiana Serra de
Silva, Antônio Nelson Rodrigues da
Timmermans, Harry
Assunto:: Transporte - Brasil
Transporte - planejamento regional
Infraestrutura de transporte
Infraestrutura rodoviária
Fecha de publicación : dic-2007
Editorial : Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes - ANPET
Citación : ARRUDA, Fabiana Serra de ; SILVA, Antônio Nelson Rodrigues da; TIMMERMANS, Harry. Estudo exploratório para aplicação de modelos de transportes baseados em atividades no Brasil. Transportes, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 52-62, dez. 2007. Disponível em: <http://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/36>. Acesso em: 3 maio 2013.
Resumen : Os modelos baseados em atividades têm sido apontados por diversos pesquisadores como sendo ferramentas promissoras no processo de análise de demanda por transportes. São modelos robustos, que incorporam em sua estrutura uma grande quantidade de variáveis e, dessa forma, produzem resultados mais detalhados sobre o comportamento de viagens individuais. Esses modelos vêm sendo usados para aplicações práticas em várias cidades do mundo. Como no Brasil não existem até o momento registros sistemáticos de sua aplicação, essa pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir o potencial e as dificuldades de implementação de um modelo baseado em atividades em uma cidade brasileira de porte médio. Esse processo é composto por três etapas: coleta dos dados, adaptação do modelo às condições brasileiras e análise dos resultados obtidos na fase de calibração. Mesmo sem envolver a fase de validação do modelo, os resultados apontam a viabilidade da aplicação e mesmo o desenvolvimento de modelos de atividades no Brasil. _______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Activity-based models are described by several researchers as promising tools in the process of transportation demand analysis. They are robust models that contain a large number of variables in their structure, allowing them to produce detailed descriptions of individual trip behaviors. As a consequence, these models are being used in practical applications in many cities around the world. However, as we had no information of their systematic application in Brazil hitherto, the main aim of this study is to show and to discuss the potential and the difficulties of implementation of an activity-based model in a Brazilian medium-sized city. The analysis focus on three aspects: data collection, adaptation of the model to the conditions prevailing in Brazilian cities, and analysis of the results of the calibration phase. Notwithstanding the absence of the model validation phase in the study, the results suggest the viability of the application and even of the development of activity-based models in Brazil.
Licença:: Transportes - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.revistatransportes.org.br/anpet/index. Acesso em: 6 maio 2013.
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