http://repositorio.unb.br/handle/10482/13017
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_WebsitesUnidadesInformacao.pdf | 91,38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Websites de unidades de informação como ferramentas de comunicação com seus próprios públicos |
Other Titles: | Libraries’ websites as communication tools with their publics |
Authors: | Amaral, Sueli Angélica do Guimarães, Tatiara Paranhos |
Assunto:: | Sites da Web - avaliação Unidades de informação Comunicação da informação Comunicações digitais |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - CED/UFSC |
Citation: | AMARAL, Sueli Angélica do; GUIMARÃES, Tatiara Paranhos. Websites de unidades de informação como ferramentas de comunicação com seus próprios públicos. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. 26, 2. sem. 2008. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13n26p147>. Acesso em: 29 abr. 2013. |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo discutir o uso de websites de unidades de informação como ferramentas de comunicação capazes de melhorar o relacionamento dessas organizações com os seus diversos públicos, levando em conta o potencial tecnológico e comunicacional da web. O estudo destaca que os gestores das unidades de informação devem se preocupar com os websites e torná-los capazes de desempenhar diversas funções, pois representam a unidade de informação na web. Ressalta que o uso do website como ferramenta de comunicação para o relacionamento com os diversos públicos pode ser analisado pelo seu desempenho da função de comunicação. Por meio dos websites, essa comunicação deve ocorrer em duas vias, tanto da unidade de informação em direção aos seus públicos, como desses públicos para a unidade de informação. São apresentados resultados obtidos em pesquisas com o uso de esquema classificatório das funções desempenhadas pelos websites de unidades de informação para verificar o desempenho específico da função de comunicação. A maior parte dos resultados das pesquisas mostrou que o potencial da web não estava sendo explorado em sua totalidade e evidenciou que a comunicação era realizada de forma assimétrica, pois os websites demonstraram o uso de comunicação desbalanceada. _______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper aims to discuss the use of libraries’ websites as communication tools that can enhance the relationship among these organizations and their several publics, taking into account web technological and communicational potential. The study highlights that library managers must consider these websites and make them able to performance its several functions since they represent the library in the web. It emphasizes that the use of websites as communication tools can be analyzed in its performance of the communication function. The communication process through websites must occur in a two way direction, from libraries to their publics and from their publics to the libraries. The results of studies undertaken based on the classification of library websites functions are presented in order to verify the communication function performance. The results indicate that these websites have not been exploring the technological potential of the web and preview bias of asymmetric communication since websites have been used in a not balanced communication process. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Licença:: | Encontros-Bibli: Revista Eletônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/index. Acesso em: 29 abr. 2013 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.