http://repositorio.unb.br/handle/10482/13010
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_GestaoConhecimentoOrganizacional.pdf | 95,45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Gestão do conhecimento organizacional na administração pública federal em Brasília : um estudo exploratório |
Other Titles: | Organizational knowledge management in the federal public administration in Brasília : an exploratory study |
Authors: | Campos, Marcelo Moreira Baptista, Sofia Galvão |
Assunto:: | Conhecimento organizacional Informação estratégica Gestão do conhecimento Administração pública |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB) |
Citation: | CAMPOS, Marcelo Moreira; BAPTISTA, Sofia Galvão. Gestão do conhecimento organizacional na administração pública federal. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/RICI/article/view/2015>. Acesso em: 24 abr. 2013. |
Abstract: | A premissa central deste artigo – parte de uma pesquisa de mestrado – é a verificação do
entendimento sobre o conceito e prática de gestão do conhecimento na administração pública
federal, onde foram selecionados e entrevistados nove gestores de organizações públicas
federais em Brasília. Os resultados mostraram que a gestão do conhecimento organizacional,
de acordo com o ponto de vista dos gestores públicos entrevistados, não é como conceito, uma
idéia nova, mas um processo incipiente, cujo escopo, inserido no campo da cognição humana,
apenas começa a ser discutido com mais profundidade na esfera da administração pública
neste limiar do século XXI. Verificou-se, quando da aplicação das entrevistas, no ano de
2003, que nessas organizações públicas existe um significativo investimento nas áreas
tecnológica e estratégica em detrimento dos investimentos nas áreas de capacitação e
desenvolvimento de recursos humanos, que se constituem, na literatura revisada, como a
essência da gestão do conhecimento. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The central idea of this article – part of a Master thesis – is to check the understanding of the concept and the know-how of knowledge management. Nine federal public organization managers were selected and interviewed. The results showed that the management of the organizational knowledge, in accordance with the point of view of the interviewed, is not a new idea as a concept, but rather an incipient process, which target, in the field of human cognition, has just been inserted on the debate agenda of the public administration sphere in the threshold of the XXI century. It may be observed that, in such public organizations, there is a large investment in the technological and strategic areas, in detriment of investments in the qualification and development of human resources, which constitutes, according to the reviewed literature, the essence of the knowledge management. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Licença:: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI) - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/RICI/index. Acesso em: 23 abr. 2013. |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.