Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12899
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_GerenciamentoEstrategicoInformacao.pdf366,91 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Gerenciamento estratégico da informação : a convergência a partir da sociedade da informação
Auteur(s): Araújo Júnior, Rogério Henrique de
Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
Assunto:: Sistemas de informação
Sociedade da informação
Informação estratégica
Inteligência organizacional
Date de publication: 2007
Editeur: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)
Référence bibliographique: ARAÚJO LIMA, Rogério Henrique de; ALVARES Lillian. Gerenciamento estratégico da informação: a convergência a partir da sociedade da informação. Parcerias Estratégicas, Brasília, DF, v. 12, n. 25, p. 47-66, 2007. Disponível em: <http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/view/310>. Acesso em: 24 abr. 2013.
Résumé: Reúne elementos para comprovar que a transformação da informação do dia-a-dia das organizações em elemento estratégico de tomada de decisão é a capacidade que as corporações possuem de monitorar informações ambientais para responder satisfatoriamente aos desafios e oportunidades que se apresentam continuamente. Essa situação é classificada pelos autores de inteligência organizacional, aquela que deve estar amparada em uma gestão proativa dos recursos informacionais que as organizações devem estabelecer nos moldes de um sistema de informação. Conclui, nesse contexto, que o gerenciamento estratégico da informação deve incorporar a idéia central da inteligência organizacional qual seja, monitorar sistematicamente informações ambientais, com a finalidade de apoiar proativamente a escolha da estratégia corporativa e o uso da informação como subsídio ao processo decisório. _________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article congregates elements to prove that the transformation of the day-by- day information of the organizations in strategical element of decision taking is the capacity of the corporations possess to monitor ambient information to answer satisfactorily to the challenges and chances that if present continuously. This situation is classified by the authors of organizational intelligence, the one that must be supported in a proactive management of the informationals resources that the organizations must establish in the molds of an information system. It concludes, in this context, that the strategical management of the information must incorporate the central idea of organizational intelligence which is, to monitor ambient information sistematicaly, the purpose to proactively support the choice of the corporative strategy and the use of the information as subsidy to the power to decide process.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença:: Parcerias Estratégicas - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/index. Acesso em 24 abr. 2013
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/12899/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.