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Título : Percepção e utilização dos conteúdos de saúde coletiva por cirurgiões-dentistas egressos da Universidade Federal de Goiás
Otros títulos : Perceptions and use of collective health by surgeon dentists egress from Federal University of Goiás
Autor : Badan, Denise Elisabeth de Campos
Marcelo, Vânia Cristina
Rocha, Dais Gonçalves
Assunto:: Odontologia - estudo e ensino
Saúde pública
Odontologia - prática
Saúde coletiva
Fecha de publicación : jun-2010
Editorial : ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Citación : BADAN, Denise Elisabeth de Campos; MARCELO, Vânia Cristina; ROCHA, Dais Gonçalves. Percepção e utilização dos conteúdos de saúde coletiva por cirurgiões-dentistas egressos da Universidade Federal de Goiás. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, supl. 1, jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700093&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 27 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700093.
Resumen : A atualidade tem exigindo dos profissionais cirurgiões-dentistas o desafio de rever o conceito de atenção à saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) sugerem mudanças na graduação, incentivando a consolidação do SUS. Objetivou-se conhecer a percepção e utilização dos conteúdos de saúde coletiva na prática dos egressos de 2000 a 2002, do curso de odontologia da Universidade Federal de Goiás. Utilizou-se a metodologia da triangulação de técnicas. Encontrou-se que 83,3% dos egressos trabalham como cirurgião-dentista. Continuaram os estudos cursando pós-graduações e especializações (68,1%). Têm dúvidas sobre as ações em saúde coletiva, embora as pratiquem. Atuar no serviço público determinou realizações de mais práticas em saúde coletiva. Os principais entraves ao desenvolvimento de ações em saúde coletiva foram falta de recursos materiais complementares e dificuldade de valorização pela população. O conteúdo recordado principal foi a promoção da saúde (100%) e o mais utilizado foi a prevenção, seguida de educação em saúde. As práticas de estágio extramuros foram muito valorizadas. Conclui-se que há necessidade de maior clareza, durante a graduação, sobre o que sejam práticas em saúde coletiva e maior integração curricular na graduação em odontologia. _________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present time is demanding for the dentists the challenge of reviewing the conception of health attention. The Brazilian National Curriculum Guidance (DCN) suggests changes in graduation, strengthening SUS. The aim of this study was to know the perceptions and uses of the collective health knowledge in the daily practice of the dentists graduated at the Federal University of Goiás in the years of 2000, 2001 and 2002. It was used the methodology of triangulation overlapping technique. Results indicated that 83.3% of the graduated are working as dentists. After graduation, 68.1% attended post graduation courses, specialization. They have doubts about collective health actions in spite of saying that practice them. This indicates that the terminology of collective health still remain unclear. Those who work in the public health system accomplished more actions in the field. They related, as difficulties, the lack of complementary material and little valorization by the population of this kind of activity. The most remembered item was health promotion (100%) and the most used in the practice were education and prevention (60%). The practices during the practical stages were considered very important. It is necessary to be clearer during the course about the collective health practices and deeper curriculum integration.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)
Licença:: Ciência & Saúde Coletiva - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8123&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 mar. 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700093
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