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Título : Identificação das causas de perdas pós-colheita de cenoura no varejo, Brasília-DF
Otros títulos : Identification of causes of postharvest carrot losses in the retail market
Autor : Lana, Milza Moreira
Moita, Antônio Williams
Nascimento, Edson Ferreira do
Souza, Geraldo da Silva e
Melo, Mário Felipe de
Assunto:: Cenoura - qualidade e produtividade
Fecha de publicación : jun-2002
Editorial : Associação de Horticultura Brasileira (ABH)
Citación : LANA, Milza M. et al. Identificação das causas de perdas pós-colheita de cenoura no varejo, Brasília-DF. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 20, n. 2, p.241-245, jun. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/hb/v20n2/14457.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362002000200026.
Resumen : As perdas pós-colheita de cenoura em 4 lojas de uma rede de supermercados de Brasília foram avaliadas pelo período de um ano. A amostragem foi realizada em duas etapas: antes da exposição do produto na área de vendas (amostra Qualidade Inicial) e após o descarte das perdas do produto (amostra Descarte). Foram quantificadas a proporção de raízes pequenas, médias e grandes e a incidência dos danos: bifurcação, rachadura, defeitos de formato, doença, praga, dano mecânico e outros. A cenoura comprada pelo supermercado apresentou cerca de 86,88 + 0,66% das raízes na faixa de 12-22 cm. No descarte, diminuiu a proporção de cenouras médias e grandes, enquanto aumentou a proporção de cenouras pequenas e quebradas. A proporção de raízes com ombro verde foi reduzida de 23,74 + 1,11% na amostra Qualidade Inicial para 13,29 + 1,37% na amostra Descarte, indicando que grande parte das raízes com ombro verde foi adquirida pelo consumidor, e neste caso não parece ter sido um fator indutor de perda. Cerca de 51% das cenouras recebidas no supermercado apresentavam algum tipo de dano, sendo os mais importantes defeitos de formato (31,0 + 1,16%), dano mecânico (9,46 + 0,4%) e murcha (4,66 + 0,99%). As principais causas de descarte foram dano mecânico (37,4 + 2,47%), defeitos de formato (32,0 + 2,58%) e murcha (7,6 + 1,59%). _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Carrot post-harvest losses were evaluated for one year in four stores of a supermarket chain in Brasilia, Brazil. Sampling was performed at two stages: at reception in the store and after exclusion or removal from retail displays. The proportion of large, middle, small and broken roots was measured. Damaged roots were classified in one of the following categories and measured: splitting, forking, mishaped roots, pathological breakdown, pest damage, mechanical damage, and unidentified damage. About 86,88 + 0,66% of the roots were 12-22 cm long (middle size). Wastage presented a higher proportion of small and broken roots and a lower proportion of middle and large roots. The incidence of green top in waste decreased, when compared to the sample taken before marketing, from 23,74 + 1,11% to 13,29 + 1,37%. This is an indication that a substantial proportion of roots with green tops were sold and therefore this defect do not seem to be a factor inducing loss. About 51% of the roots delivered at the supermarket were damaged and the most important defects were mishaped roots (31,0 + 1,16%), mechanical damage (9,46 + 0,4%), and wilting (4,66 + 0,99%). The main causes of waste were mechanical damage (37,4 + 2,47%), mishaped roots (32,0 + 2,58%) and wilting (7,6 + 1,59%).
Licença:: Horticultura Brasileira - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982002000700007. Acesso em: 25 mar. 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362002000200026
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