http://repositorio.unb.br/handle/10482/12538
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EducacaoMusicalCultura.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Educação musical e cultura musical : diálogo entre o filme Escola de Rock e Bernard Charlot |
Otros títulos : | Music education and music culture : a dialog between the movie “School of Rock” and Bernard Charlot |
Autor : | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de |
Assunto:: | Música - história e crítica Música - instrução e estudo - infanto-juvenil Música na educação Professores de música |
Fecha de publicación : | dic-2009 |
Editorial : | Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília |
Citación : | AZEVEDO, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de. Educação musical e cultura musical: diálogo entre o filme Escola de Rock e Bernard Charlot. Música em Contexto, Brasília, ano III, v. 1, dez. 2009. Dospimível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/Musica/article/view/917>. Acesso em: 18 mar. 2013. |
Resumen : | Este artigo este artigo se propõe a discutir sob a perspectiva teórica de Charlot (2005) a relação educação musical, cultura musical e formação de professores no mundo globalizado. Nesse sentido, algumas cenas do filme Escola de Rock (School of Rock) são analisadas, com destaque para a interação professor-alunos na sala de aula tendo como foco as transformações e mudanças operadas no fazer musical, na cultura musical do aluno, e nas práticas pedagógico-musicais do professor de música. A reflexão desenvolvida no texto visa destacar as mudanças de atitudes e de comportamento do professor e dos alunos em relação ao fazer musical e seus significados sociais e culturais, situando-os numa discussão sobre a educação e cultura no mundo globalizado (Charlot, 2005). _______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper discuss the relationship between music education, music culture and teacher education under Charlot’s (2005) theorethical framework. The teacher and children’s interactions is analysed in some scenes of the flm School of Rock that shows the teacher and children interaction in the classroom. In these scenes the music making changes and transforms the music culture of the students and teacher’s musical pedagogical practices. This report intends to refect about teacher’s and students’ behaviors, their music making and its social and cultural senses. |
Licença:: | Disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.