Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/12535
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_ElementosExtraMusicais.pdf720,89 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Elementos extra-musicais na obra de K-ximbinho : questões sobre iconografia musical em suas capas de disco entre 1950 e 1960
Autre(s) titre(s): Extra-musical elements in the work of K-Ximbinho : questions about musical iconography in their record covers between 1950s and 1960s
Auteur(s): Costa, Pablo Garcia da
Magalhães-Castro, Beatriz
Assunto:: Samba
Choro - música
Jazz
K-ximbinho
Date de publication: jan-2011
Editeur: Escola de Música da UFMG
Référence bibliographique: COSTA, Pablo Garcia da; CASTRO, Beatriz Magalhães. Elementos extra-musicais na obra de K-ximbinho: questões sobre iconografia musical em suas capas de disco entre 1950 e 1960. Per Musi, Belo Horizonte, n. 23, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992011000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 18 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992011000100014.
Résumé: K-ximbinho participou juntamente com outros músicos entre as décadas de 1950 e 1960 de um processo que visava modernizar o samba e o choro pela introdução dos elementos diversos do jazz. Esse processo de mistura entre gêneros musicais distintos, compreendido entre os músicos da época como "samba-jazz" ou "choro jazzístico", não se limitava em misturar elementos rítmicos harmônicos e melódicos, mas também negociar a presença de termos, imagens e vestimentas da cultura estadunidense no Rio de Janeiro pré Bossa Nova. É possível verificar nas capas de discos gravados por K-ximbinho que essa negociação entre duas culturas se manifestava em forma de imagens e textos e visavam informar ao consumidor a que cada obra se destinava, ressaltando a inovação do samba e choro e propondo a criação desse novo estilo musical. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
K-Ximbinho participated along with other musicians from the 1950s and 1960s in a process aimed at modernizing the samba and choro in the introduction of various jazz.elements into Brazilian traditional styles. This blending of different musical genres, known at the time as "samba-jazz" or "choro jazz" was not limited to mixing rhythmic, harmonic and melodic elements, but also in the negotiation of present expressions, images and ways from North-American culture in Rio de Janeiro in a pre Bossa Nova era. It's possible to verify on the covers of albums recorded by K-Ximbinho that the negotiation between these two cultures is manifested in the form of images and texts meant to inform the consumer how each work was intended, highlighting the innovation of samba and choro and proposing the creation of this new musical style.
Licença:: Per Musi - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992011000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 18 mar. 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992011000100014
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/12535/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.