Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/12392
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_ConversaoConhecimentoIntervencao.pdf458,26 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária
Autre(s) titre(s): Knowledge conversion : an intervention in university management
Auteur(s): Pinto, Halley Ferreira
Ferreira, Vladmir Carneiro
Hoffmann, Valmir Emil
Lopes, Gisele Silveira Coelho
Assunto:: Gestão do conhecimento
Universidades e faculdades públicas - administração
Date de publication: jui-2012
Editeur: ANPAD
Référence bibliographique: PINTO, Halley Ferreira et al. Conversão do conhecimento: uma intervenção na gestão universitária. TAC: Tecnologias de Administração e Contabilidade, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/tac>. Acesso em: 7 mar. 2013.
Résumé: O objetivo deste trabalho é relatar a aplicação dos quatro modos da conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2008) na gestão universitária, especificamente na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da Universidade de Brasília (UnB). A SAA é responsável pelo acompanhamento acadêmico de todos os estudantes da UnB, desde o início até a sua saída, e também pelo registro de diplomas de diversas outras instituições de ensino superior (IES) do Distrito Federal. Com base na literatura pertinente à estrutura burocrática e disfunções, organizações informais e a espiral do conhecimento, foi construído um roteiro de entrevistas semiestruturadas, que foi aplicado junto a funcionários da SAA. O resultado foi a elaboração de um produto final: o manual de utilização do Sistema de Registro de Diplomas (SIDIP), tanto na forma de arquivo único como na forma de páginas de acesso à intranet. Assim, transformou-se conhecimento tácito em explícito e se propiciou a preservação do conhecimento dentro da própria organização. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this study is to report the application of Nonaka and Takeuchi’s (2008) four modes of knowledge conversion on university management, specifically in the Secretary of Academic Administration (SAA) at the University of Brasilia (UnB). The SAA is responsible for academic monitoring of all UnB students, from enrollment to graduation, and also for the registration of diplomas from several other institutions of higher education (IHE) in the Federal District. Based on the literature on bureaucratic structure and dysfunctions, informal organizations and the spiral of knowledge, we developed an interview script, which was applied to the SAA employees. The result was the drafting of a manual for using the Diploma Registration System (SIDIP), either as a single file or as pages accessed via intranet. Thus, tacit knowledge became explicit, and enhanced the preservation of knowledge within the organization.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença:: Artigo sob licença Creative Commons (BY-NC). Disponível em: <http://www.anpad.org.br/tac>. Acesso em: 7 mar. 2013.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/12392/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.