Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/12278
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_OpiniõesAtitudeProfessores.pdf55,57 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Opiniões e atitudes de professores de ciências sobre pedagogia e pedagogos : buscando representações sociais sobre o tema
Autre(s) titre(s): Opinions and attitudes of science teachers about pedagogy and pedagogues : searching social representations about the subject
Auteur(s): Brabo, Jesus Cardoso
Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Assunto:: Ensino de ciências
Professores de física
Representações sociais
Date de publication: 2004
Référence bibliographique: BRABO, Jesus Cardoso; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de. Opiniões e atitudes de professores de Ciências sobre Pedagogia e pedagogos: buscando representações sociais sobre o tema. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 2, p. 40-52, 2004. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/112/104>. Acesso em: 28 fev. 2013.
Résumé: Este trabalho descreve um estudo exploratório sobre atitudes e discursos de professores de ciências diante da pedagogia, enquanto produção humana essencialmente intelectual, e a atuação dos profissionais formados em cursos superiores de pedagogia, os pedagogos. Analisamos o discurso de quatro professores de ciências de escolas públicas de Belém a luz das teorias das representações sociais para tentar entender as origens e mecanismos subjacentes aos conflitos profissionais que ocorrem no ambiente de trabalho escolar entre docentes e pedagogos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work describes an study about attitudes and speeches of science teachers in face of pedagogy, while an essentially intellectual human being production, and the performance of the professionals graduated in pedagogy, the pedagogues. We analyzed the speech of four science teachers who teach at public schools in Belém (Brazil) considering the theories about social representations in order to try to understand the origins and the mechanisms which are underlying the professional conflicts that occur in school work environment between teachers and pedagogues.
Licença:: O periódico Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências está está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 By. Fonte: http://revistas.if.usp.br/rbpec. Acesso em: 28 fev. 2013.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/12278/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.