Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/12274
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_ConcepçõesProfessoresFísica.pdf97,88 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física
Autre(s) titre(s): Physics teachers conceptions on problem solving and physics teaching
Auteur(s): Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Fávero, Maria Helena
Assunto:: Física - estudo e ensino
Aprendizagem - avaliação
Problemas, questões, exercícios
Date de publication: 2003
Référence bibliographique: SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; FÁVERO, Maria Helena. Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 58-69, 2003. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/156/141>. Acesso em: 28 fev. 2013.
Résumé: Neste trabalho tentamos desvendar concepções de professores de Física sobre a relação entre a resolução de problemas (RP) e o ensino da Física. Os professores foram submetidos à uma entrevista semi-estruturada que continha, dentre outros, os seguintes eixos básicos: o papel da resolução de problemas na aprendizagem em Física e a função do professor no desenvolvimento do processo de resolução de problemas em sala de aula. A análise das entrevistas indica que, de maneira geral, apesar de aparentarem ter uma idéia clara do seu papel mediador no processo de RP em sala de aula, os professores parecem não ter uma idéia igualmente clara do papel da RP no ensino da Física. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this paper we try to uncover physics conceptions on the relationship between problem solving and physics teaching. Semi-structured interviews were conducted with physics teachers regarding the following main aspects: the role of problem solving in physics learning and the teacher’s role in the development of the problem solving process in the classroom. The analysis of the interviews suggests that althout teachers seem to have a clear idea of their mediating role in classroom problem solving it looks like they not have an equally clear idea on the role of problem solving in the teaching of physics.
Licença:: O periódico Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências está está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 By. Fonte: http://revistas.if.usp.br/rbpec. Acesso em: 28 fev. 2013.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/12274/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.