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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/12235
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Titre: Novos olhares, novos significados : a formação de educadores do campo
Auteur(s): Medeiros, Maria Osanette de
Orientador(es):: Sá, Laís Maria Borges de Mourão
Assunto:: Educação rural
Professores - formação
Date de publication: 27-fév-2013
Référence bibliographique: MEDEIROS, Maria Osanette de. Novos olhares, novos significados: a formação de educadores do campo. 2012. xvii, 251 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Résumé: Este estudo teve como objetivo analisar e compreender as percepções de um grupo de Educadoras em relação à práxis pedagógica, como Educadoras militantes, articulada à formação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na perspectiva de uma educação emancipatória que pense o Campo como espaço de vida. A metodologia trabalhou numa abordagem qualitativa, com coleta de dados, aplicação de instrumentos, realização de entrevistas semi estruturadas e grupo focal, observação participante e história de vida, considerando a perspectiva do materialismo histórico dialético nas relações contraditórias, os conflitos e as possibilidades de superação, engendradas na e pela articulação da práxis pedagógica e social e sua influência na formação de educadores do campo, inserida na discussão e na luta pelo direito à educação das classes trabalhadoras. O estudo buscou, na perspectiva da complexidade e da relação teoria e prática, articular processualmente, os dois momentos da pesquisa, ou seja, as percepções do grupo de Educadoras e a história de vida de uma Educadora no Assentamento Oziel Alves Pereira no Município de Governador Valadares-MG. No diálogo entre os teóricos, os movimentos sociais e o projeto de formação de Educadores do Campo e a práxis pedagógica das Educadoras, o estudo procura apontar caminhos na afirmação da Educação do Campo como política pública, no exercício da compreensão de totalidades e as interações entre as partes e o todo - eis a força do pensamento para apreender as possibilidades de transformação. Ao final do estudo foi possível identificar a exigência de uma educação omnilateral, do ponto de vista do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de todos os atores sociais envolvidos; uma educação que ocupe os espaços da escola, enfrente os desafios de construir outras matrizes sociais e pedagógicas para formar educadores do campo capazes de atuar não apenas na escola, mas em vários espaços educativos e sociais. E, também, contribuir na construção de uma nova identidade de educador capaz de lidar com vários tipos de saberes ligados à dimensão da militância e da luta social, articulados aos processos de conhecimento para ler cientificamente a realidade, fazer pesquisa e tomar posição diante de conflitos e novas situações. Finalmente, os desdobramentos da proposta de formação apontam para a responsabilidade das universidades articuladas aos movimentos sociais na organização de um sistema de educação permanente em várias instâncias formadoras, produzindo, discutindo e socializando, avaliando continuamente, conhecimentos, valores e práticas das escolas através de recursos tecnológicos, encontros e centros de estudos em busca da utopia de se fazer humano. Assim, podemos confirmar a tese principal do estudo na qual defendemos a formação do educador do campo aliada aos princípios da Educação do Campo, o que poderá contribuir na superação dos limites e na emergência das possibilidades de uma práxis pedagógica transformadora. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study objective is to analyze and understand the perceptions of a group of Educators in relation to pedagogical praxis as militant Educators, linked to the formation of the Licensed of Field Education from Federal University of Minas Gerais from the viewpoint of an emancipated education that sees the Field as living space. The methodology worked on a qualitative approach to data collection, application tools, semi-structured interviews and focus groups, participant observation and life history, considering the perspective of historical and dialectical materialism in contradictory relations, conflicts and the possibilities of overcoming engendered in and from the educational articulation and social praxis and its influence on training educators in the field, included in the discussion and struggle for the right to education of the working classes. The study sought, in view of the complexity and the relationship between theory and practice, procedurally articulate the two moments of the research, the perceptions from the Educator's group and the life story of an educator in Assentamento Oziel Alves Pereira in Governador Valadares city. In the dialogue between theorists, social movements and the education project of Field Educators and Educators of pedagogical praxis, the study seeks to highlight ways in affirming the Rural Education and public policy in the pursuit of understanding the interactions between wholes and parts and the whole - that is the power of thought to grasp the possibilities of transformation. At the the end of this study it was possible to identify the demand for an umbiased education, from the standpoint of the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) and all social actors; an education that will occupy the spaces of the school, meet the challenges of building other social and pedagogical matrices and educational field educators that can act not only in school but in several educational and social spaces. Also, help to build a new identity as an educator capable of handling various types of knowledge related to the size of militancy and social struggle, linked to the processes of scientific knowledge to read the reality, to research and take a position on conflict and new situations. Finally, the ramifications of the proposed training points to a responsibility of universities articulated to social movements in the organization of a system of permanent education in many forming instances, producing, discussing and socializing continuously assessing, knowledge, values and practices of schools through use of technological resources, meetings and study centers in search of being human utopia process. That way, the main thesis from the study can be confirmed in which it is defended here the formation of the field educator together with the Field Education principles, that may contribute to surpass the limits and in the coming of possibilities of a transforming pedagogical praxis. ______________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Cet étude a eu comme objectif analyser et comprendre les perceptions d’un groupe d’enseignants militants en relation à la praxis pédagogique, en temps que enseignantes militantes, articulée à la formation du Cours de Licence en Education sur le Champ (LECampo) de l'Université Fédérale de Minas Gérais (UFMG), dans la perspective d'une éducation émancipatrice qui pense au Champ comme espace de vie. La méthodologie utilisée a eu un abordage qualitatif, dans la collecte des données, dans l'application d'instruments, dans la réalisation d'interviews semi structurés et groupes spécifiques, l'observation et l'histoire de vie, en considérant la perspective du matérialisme historique dialectique dans les relations contradictoires, les conflits et les possibilités de victoire, engendrées dans et par l’articulation de la praxis pédagogique et sociale et son influence dans la formation d'enseignants du champ, insérée à la discussion et à la lute pour le droit d'éducation des classes ouvrières. L'étude a cherché, dans la perspective de la complexité et de la relation théorique et pratique, articuler progressivement, les deux moments de la recherche, c'est à dire, les perceptions du groupe d'enseignantes et l'histoire d'une enseignante qui habite la colonie Oziel Alves Pereira à la commune Govenardor Valadares-MG. Dans le dialogue des théoriciens, les mouvements sociaux et le projet de formation des enseignants du Champs et la praxis pédagogique des enseignantes, l'étude cherche à montrer de nouveaux chemins à l'affirmation de l'éducation sur le champ en temps que politique publique, dans l'exercice de la compréhension de totalités et les interactions entre les parties et l'ensemble - voici la force de la pensée pour apprendre les possibilités de transformation. À la fin de l'étude il a été possible identifier l'exigence d'une éducation omni latérale, du point de vue du Mouvement des Ouvriers Sans Terre (MST) et tous les autres acteurs sociaux impliqués; une éducation qui occupe les espaces de l'école, fait face à des défis de construire d'autres matrices sociales et pédagogiques pour former des enseignants de champ capables d'agir non seulement à l'école, mais dans divers espaces éducatifs et sociaux. Et aussi, contribuer à la construction d'une nouvelle identité d'enseignant capable de traiter de divers sujets liés à la dimension du militantisme et de la lute sociale, articulés aux procès de connaissance pour lire scientifiquement la réalité, faire des recherches et prendre leur position dans les conflits et dans de nouvelles situations. Finalement, les déploiements de la proposition de formation montrent la responsabilité des universités liés aux mouvements sociaux à l'organisation d'un système d'éducation permanent qui donne une formation, qui produit, qui discute et socialise, qui évalue en permanence les connaissances, les valeurs et les pratiques des écoles à travers de ressources technologiques, des rendez-vous et des centres d'études à la recherche de l'utopie de devenir plus humain. Ainsi, nous pouvons confirmer la principale thèse de l'étude dans laquelle nous défendons formation de l'enseignant sur le champ alliée aux principes de l'éducation sur le champ, ce qui pourra contribuer à surmonter les limites et à l'émergence de possibilités d'une praxis pédagogique transformante.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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