Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12227
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TelevisaoFechadaBrasil.pdf7,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Televisão fechada no Brasil : identidade e alienação
Outros títulos: Closed television in Brazil : identity and alienation
Autor(es): Ribeiro, Lavina Madeira
Assunto: Televisão a cabo
Televisão por assinatura
Identidade social
Entretenimento
Data de publicação: 2009
Editora: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP
Referência: RIBEIRO, Lavina Madeira. Televisão fechada no Brasil: identidade e alienação. Revista Galáxia, São Paulo, v. 9, n. 17, p. 13-25, jun. 2009. Disponível em: <http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/galaxia/article/view/6702/6058>. Acesso em: 26 fev. 2012
Resumo: O objetivo central deste ensaio é questionar a efcácia explicativa da noção de entretenimento no ambiente midiático contemporâneo, em particular nas programações da televisão fechada no Brasil. a noção de entretenimento obscurece processos formativos de valores, identidades, de objetivação da experiência cotidiana e de aprendizado e padronização de estilos de vida presentes na complexa e dinâmica estrutura dos diversos gêneros presentes nas atuais produções televisivas de expressiva audiência no ambiente da televisão fechada no Brasil. O entendimento dessas produções e de sua lógica performativa requer a apropriação de um leque sofisticado de conceitos cujos atributos esclarecem os termos de sua estruturação e eficácia junto ao público assinante. O campo semântico, teórico e explicativo onde foi concebido já está superado desde a crítica frankfurtiana, a semiologia francesa, os estudos de recepção e, em especial, a sociologia desenvolvida pelos estudos culturais.
Abstract: This article questions the explicative effectiveness of the idea of entertainment in today’s mediatic environment, particularly in Brazil’s cable TV programs. This idea of entertainment obfuscates formative processes of values, identities, quotidian experience, learning, and the standardization of lifestyles in the complex and dynamic structure of the diverse genres of current television productions that are watched by large audiences. Understanding these programs and their performative logic requires the appropriation of a sophisticated range of concepts that can clarify the terms of their structure and effectiveness among cable TV subscribers. The semantic, theoretical and explicative feld in which cable TV was conceived has already been superseded since the Frankfurtian critique, French semiology, reception studies, and especially the sociology developed by cultural studies. The latter studies offer new ways of viewing this subject, which go beyond the theoretical feld where the idea of entertainment was heretofore widely accepted.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Departamento de Jornalismo (FAC JOR)
Licença: Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/index. Acesso em: 26 fev. 2013.revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/index.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons