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Titre: A (re)territorialização midiatizada por migrantes uruguaios
Autre(s) titre(s): The (re)territorialization mediated by Uruguayan migrants
Auteur(s): Duarte, Pedro David Russi
Assunto:: Comunicação
Mídia
Migração
Date de publication: sep-2007
Editeur: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Référence bibliographique: DUARTE, Pedro Russi. A (re)territorialização midiatizada por migrantes uruguaios. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, v. 9, n. 3, set./dez., 2007. Disponível em: <http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/images/stories/Publicacoes/fronteirasvol9n3/167a177_art03_russi-duarte[rev_ok].pdf>. Acesso em: 21 fev. 2013.
Résumé: O trabalho focaliza a (re)territorialização de migrantes uruguaios estabelecidos ou em circulação no sul do Brasil – RS, cenário do Mercosul, através da dinamização (consumo) de produtos midiáticos brasileiros emitidos no Uruguai. A (re)territorialização como representações que ampliam o patrimônio cultural e simbólico, a partir das apropriações dos meios, como mediadoras e ressignificando sentidos coletivos, individuais e culturais – sociedade complexa. Instâncias midiáticas constituintes de relocalização pela necessidade do indivíduo de sondar, reconhecer, entender o cenário no qual se encontra (ou para o qual vai emigrar). Os produtos midiáticos brasileiros são dinamizados pelos migrantes uruguaios, i.e., re-configurados na materialidade pelo uso. Assim, acentua-se o conhecimento e elaboração imaginária atualizando o novo espaço social-público. Dessa forma, elabora-se a representação dos fatos e o indivíduo se (re)territorializa numa “outra” realidade e atualidade social, provocando os tensionamentos à desterritorialização. _______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work focuses on the (re)territorialization of Uruguayan migrants, settled or circulating around the South of Brazil – RS, Mercosur area, observing the dynamic (consumption) of Brazilian media products published in Uruguay. The (re)territorialization as representations allowing the expansion of cultural and symbolic patrimony, by the media appropriations, as mediators and resignifying collective, individual and cultural senses – complex society. This media instances represents the re-localization by the individual needing to understand, to recognize the scenario in which one is (or one is going to migrate). The Brazilian media products are re-configured on the usage for the knowledge and imaginary elaboration, in order to update the new social-public space. Therefore, the representation of facts is elaborated and the individual (re)territorializes itself in “another” reality and social present time causing tensions to the desterritorialization. _______________________________________________________________________________________________________________ RESUMEN
El trabajo focaliza la (re)territorialización de migrantes uruguayos establecidos o en circulación en el Sur de Brasil – RS, escenario MERCOSUR, a través de la dinámica (consumo) de productos midiáticos brasileros emitidos en Uruguay. La re)territorialización como representaciones que amplían el patrimonio cultural y simbólico, a partir de las apropiaciones de los medios, como mediadoras y resignificando sentidos colectivos, individuales y culturales – sociedad compleja. Instancias midiáticas que constituyen la re-localización por la necesidad del individuo de sondear, reconocer, entender el escenario en el cual se encuentra (o va a emigrar). Los productos midiáticos brasileros son dinamizados, i.e., re-configurados en la materialidad por el uso. Así, se destaca el conocimiento y la elaboración imaginaria actualizando el nuevo espacio social-público. De esa manera, se elabora la representación de los hechos y el individuo se (re)territorializa en “otra” realidad y actualidad social provocando las tensiones a la desterritorialización.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Departamento de Audiovisuais e Publicidade (FAC DAP)
Licença:: Revista Fronteiras: estudos midiáticos - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Atribuição 2.5 Brasil (CC BY 2.5 BR)). Fonte:http://www.unisinos.br/_diversos/revistas/ojs/index.php/fronteiras/index. Acesso em: 22 fev. 2013.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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