http://repositorio.unb.br/handle/10482/12085
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1994_DorisAleidaVillamizarSayago.pdf | 4,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O infernato : a reprodução de um grupo no Colégio Militar de Brasilia |
Autor(es): | Villamizar Sayago, Doris Aleida |
Orientador(es): | Ribeiro, Gustavo Lins |
Assunto: | Colégio Militar de Brasília (CMB) Educação militar |
Data de publicação: | 15-Fev-2013 |
Data de defesa: | 1994 |
Referência: | VILLAMIZAR SAYAGO, Doris Aleida. O infernato: a reprodução de um grupo no Colégio Militar de Brasilia. 1994. 114, [31] f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 1994. |
Resumo: | Os Colégios Militares são instituições encarregadas da educação e re-socialização dos jovens alunos na vida militar e talvez, como em nenhum outro lugar, esta re-socialização se dê através do uso de uma disciplina que guarda relação intima com a reprodução da corporação militar. Procurei. compreender esta reprodução a partir de três segmentos existentes no Colégio Militar de Brasília: 1) professores militares, 2) professores civis e 3) os estudantes. Dentro de este ultimo segmento privilegiei os internos. Assim, o objetivo principal da pesquisa foi compreender o internato como locus privilegiado de reprodução da Ideologia militar. Igualmente se procurou compreender como se manifesta no dia-a-dia do internato, a disciplina militar enquanto mecanismo de controle e hierarquia. E o internato o lugar onde melhor pode-se identificar a maneira como a disciplina e implementada e como e transmitida. A análise das relações dos três principais segmentos mencionados enquanto agentes produtores, receptores e reprodutores de uma ideologia,, de valores e praticas., permite entender uma forma especifica de reprodução de uma instituição militar. |
Resumen: | Los colegios ,militares son instituciones encargadas de la educación y resocialización de los jóvenes alumnos en la vida militar y quizás, como en ningún otro lugar, esta resocialización se dá a través del uso de una disciplina que guarda estrecha relación con la reproducción de la corporación militar. Intente comprender esa reproducción a parti de tres segmentos existentes en el Colegio militar de Brasília: 1) profesores militares, 2) profesores civiles e 3) los estudiantes. Dentro de este ultimo segmento destaque los internos. Así,el objetivo principal de la investigación fue comprender el internado tomo locus privilegiado de reproducción de la - ideología militar. Igualmente se busco comprender como se manifiesta en el dia-a-dia del internado, la disciplina militar como mecanismo de control y jerarquía. Es el internado el lugar donde mejor se puede identificar la manera como la disciplina es implementada y como es transmitida. El análisis de las relaciones de los tres principales segmentos mencionados como agentes productores, receptores e reproductores dos una ideologia, de valores y prácticas, permite entender una forma específica de reproducción de uma institución militar. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Sociais (ICS) Departamento de Antropologia (ICS DAN) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, 1994. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social |
Licença: | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela autora, 12/01/2010, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons