http://repositorio.unb.br/handle/10482/12018
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2012_LuiseteMoraesBandeira.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Formação a distância para conselheiros de alimentação escolar : elaboração, aplicação e avaliação |
Auteur(s): | Bandeira, Luisete Moraes |
Orientador(es):: | Recine, Elisabetta |
Coorientador(es):: | Toral, Natacha |
Assunto:: | Merenda escolar Aconselhamento em nutrição Controle social Ensino a distância |
Date de publication: | 4-fév-2013 |
Data de defesa:: | 13-aoû-2012 |
Référence bibliographique: | BANDEIRA, Luisete Moraes. Formação a distância para conselheiros de alimentação escolar: elaboração, aplicação e avaliação. 2012. 167 f. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Résumé: | Introdução - Os Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) são instâncias responsáveis
pelo controle social do Programa Nacional e Alimentação Escolar (PNAE). Atualmente
existem cerca de 78.320 conselheiros de alimentação escolar. No período 2002 e 2007 o
Fundo Nacional e Desenvolvimento da Educação (FNDE) formou 10.877 conselheiros (% do total estimado). Estes dados indicam a necessidade de se investir na diversificação e ampliação dos processos de formação de conselheiros. Objetivo - Este trabalho consistiu na elaboração, aplicação e avaliação de um curso de formação à
distância para conselheiros de alimentação escolar, com intuito de propor um desenho a
ser ofertado em maior escala. Metodologia – Planejamento – Identificou-se por meio de questionário de autopreenchimento as características sociodemográficas e as necessidades de formação dos conselheiros. Em seguida, foram definidos: a viabilidade de um curso online para este público, os temas de cada unidade; o modelo mais adequado para sistematizar a elaboração e aplicação do curso; o desenho instrucional; o ambiente virtual de aprendizagem (AVA); as tecnologias de informação e comunicação e a linguagem mais adequada. Elaboração – Foram estabelecidos os objetivos educacionais, os conteúdos, os procedimentos instrucionais, as escalas de avaliação da satisfação dos participantes em relação ao curso e ao desempenho do tutor e os instrumentos de avaliação da aprendizagem. Para avaliar a satisfação dos participantes em relação ao curso e ao desempenho do tutor foram construídas duas escalas. Para a avaliação diagnóstica e somativa da aprendizagem, construiu-se o pré e pós-teste, já
para a avaliação formativa da aprendizagem foram elaboradas escalas para avaliar: os fóruns, o estudo de caso e as atividades práticas, bem como a pontuação das atividades de análise de documento (múltipla escolha). Aplicação – O curso teve duração de três meses e contou com o trabalho de quatro tutores. Resultados - Dos 145 conselheiros que responderam ao questionário, 71% (n=103) eram mulheres e 48,3% (n=70) representavam o segmento de trabalhadores da educação, professores ou alunos. Os temas referidos de maior importância para sua formação foram: procedimento licitatório (37,2%) (n=54), prestação de contas (32,4%) (n=47), controle de qualidade dos alimentos (23,4%) (n=34), papel/postura dos conselheiros (22,8%) (n=33) e compra de
alimentos da agricultura familiar (19,3%) (n=28). Selecionou-se o modelo de sistematização proposto por Moore & Kearsley, o Desenho Instrucional Cognitivo, bem como o AVA Moodle. Já os procedimentos instrucionais selecionados foram: aula em formato de storybord, vídeo, tutorial, videoconferência, fórum, estudo de caso, análise de documento e atividade prática. O curso contou inicialmente com 107 participantes, o
percentual de evasão foi de 32,8%. 47 participantes tiveram participação suficiente e enviaram o pré e pós-teste, portanto, este foi o número de participantes que fizeram parte da avaliação do curso. Tanto a satisfação dos participantes em relação ao curso
(80,2%) quanto ao desempenho do tutor (70,5%) foram suficientes. E apesar de não haver diferença estatística significativa o pré (9,0) e pós-teste (8,7), os participantes tiveram bom desempenho na avaliação formativa (média 68,6%), realizada ao final de
cada unidade. Conclusão – A identificação do perfil sociodemográfico e das necessidades de formação possibilita o adequado planejamento de ações voltadas aos
conselheiros de alimentação escolar. E reforçaram a viabilidade de um curso on-line para este público com os temas referidos como de maior importância. Além disso, os participantes demonstraram satisfação em relação ao curso e ao desempenho do tutor. Infere-se que a participação dos tutores no processo de elaboração do curso contribuiu
de forma significativa no desempenho destes. Os dados obtidos por meio da avaliação formativa indicam que o processo de ensino-aprendizagem adotado foi positivo e que o desempenho dos participantes foi melhor nas atividades práticas, legitimando as premissas acerca das características dos aprendizes adultos. Por fim, recomenda-se a replicação do Curso de Formação a Distância para Conselheiros de Alimentação Escolar
em maior escala, após adaptação dos itens pontuados. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT Introduction - The Council of School Feeding are bodies responsible for social control of the National School Feeding. Currently there are about 78,320 school feeding counselors. Between 2002 and 2007 the National Fund for Education and Development trained 10,877 counselors (% of estimated total). These data indicate the need to invest in diversification and expansion of procedures for training counselors. Objective - This work consisted in the development, implementation and evaluation of a distance training course for school feeding counselors. Methodology – Planning - First identified (self-report survey) the sociodemographic characteristics and training needed for the school feeding counselors. From this survey were defined: the feasibility of an online course for this audience, the themes for each unit, the most appropriate model to systematize the development and implementation of the course, the instructional design, the virtual learning environment (VLE), Information and Communication Technologies (ICTs) and the most appropriate language. Preparation - In this stage were established educational objectives, content, instructional procedures, rating scales of the satisfaction of participants to the course and the performance of the tutor and evaluation instruments of learning. To evaluate the satisfaction of participants to the course and to the performance of the tutor were constructed two scales. For the diagnostic evaluation and summative learning, were built the pre and post-test, and for the formative evaluation of learning, scales have been developed to measure: the forums, the case study and practical activities, as well as scores for activities document analysis (multiple choices). Application - The course lasted three months and included the work of four tutors who acted from the calling up the monitoring of each participant in the activities of the course. Results – Of the 145 counselors who responded to the questionnaire, 71% (n=103) were women and 48.3% (n=70) represented the segment of education workers, teachers or students. The themes of greatest importance, according to counselors, to compose a training course were: 1) competitive bidding procedure (37,2%) (n=54), 2) accountability (32,4%) (n=47), 3) quality control of food (23,4%) (n=34), 4) the role/position of counselors (22,8%) (n=33) and 5) buying food from family farms (19,3%) (n=28). Was selected the model to systematize proposed by Moore & Kearsley, the Cognitive Instructional Design and the Moodle VLE. The instructional procedures selected were: classroom in storyboard format, video, tutorial, video conferencing, forum, case study, document analysis and practical activity. The course initially had 107 participants, the percentage drop was 32,8%. 47 participants had a sufficient interest and sent the pre and post-test. Both the satisfaction of participants to the course (80,2%) and for the performance of the tutors (70.5%) was sufficiently. In relation to learning, although no statistically significant difference between scores of participants in the pretest (9.0) and post-test (8.7), they performed well in the formative assessment (mean 68.6%), held on the end of each unit. Conclusion – Sociodemographic data and training needs investigated, allow adequate planning of actions to school feeding counselors. And note that the content covered should be well structured, since the counselors are people involved with the school food issue. In addition, they reinforce the viability of an online course for this audience and identify the issues that matter most, according to counselors, to compose a training course. The participants expressed satisfaction about the course and performance of the tutor. The data obtained through formative evaluation indicate that the process of teaching and learning adopted in the course was positive and the participants' performance was best in practical activities, validating the assumptions about the characteristics of adult learners. However, it was identified that the planning and execution of the forums should be reviewed, as was observed underperformance of participants for this activity. At last, it is recommended the replication of the Distance Training Course for School Feeding Counselors on a larger scale. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) Departamento de Nutrição (FS NUT) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana, 2012. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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