http://repositorio.unb.br/handle/10482/11952
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2012_SamiaAbreuOliveira.pdf | 732,2 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Prevenção em saúde mental no Brasil na perspectiva da literatura e de especialistas da área |
Auteur(s): | Oliveira, Samia Abreu |
Orientador(es):: | Murta, Sheila Giardini |
Assunto:: | Saúde mental - Brasil Doenças mentais - prevenção Promoção da saúde - Brasil |
Date de publication: | 23-jan-2013 |
Data de defesa:: | 14-sep-2012 |
Référence bibliographique: | OLIVEIRA, Samia Abreu. Prevenção em saúde mental no Brasil na perspectiva da literatura e de especialistas da área. 2012. xxiv, 134, 29 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Résumé: | A prevenção em saúde mental têm se mostrado uma alternativa eficaz, de menor custo quanto comparado aos gastos com tratamento de transtornos mentais e com resultados confiáveis na diminuição da incidência de desfechos negativos em saúde mental em todo o mundo. Entretanto, estudos específicos sobre intervenções preventivas em saúde mental no Brasil são escassos. O objetivo desta dissertação é identificar o estado da arte da pesquisa em prevenção em saúde mental no Brasil a partir da perspectiva da literatura e dos
especialistas. Para tanto, foram desenvolvidos uma revisão conceitual e três estudos sequenciais. A revisão apresenta os principais conceitos e pressupostos teóricos relacionados à prevenção em saúde mental. Os resultados do estudo indicam ganhos conceituais e práticos com a ampliação da definição de saúde mental e de prevenção. Esses
foram associados ao bem-estar, à psicologia positiva e a possibilidade de discussão dos fatores de risco e de proteção a partir do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humanos. O primeiro estudo foi uma revisão sistemática sobre o estado da arte de pesquisa nacional em prevenção em saúde mental e analisou os estudos nas etapas do ciclo de
pesquisa em prevenção. O ciclo de pesquisa em prevenção pode ser descrito em seis grandes etapas: a identificação do problema, a localização de seus fatores de risco e proteção, o teste piloto da intervenção preventiva, o teste de eficácia, o teste de efetividade
e a difusão. Foram localizados 4.131 artigos. Desses, 651 (15,76%), eram estudos de prevenção em saúde mental. Nessa categoria, as maiores ocorrências foram as de estudos exploratórios e fundamentação (256 artigos, 68,45%). Foram identificados apenas 31 artigos (8,29%) que descreviam programas e somente 2,94% (11 artigos) deles eram sistematicamente avaliados. O segundo estudo é uma revisão sistemática das características das intervenções preventivas sistematicamente avaliadas identificadas no estudo anterior, acrescida por novas intervenções localizadas na literatura, além da identificação dos centros de pesquisa brasileiros que desenvolvem intervenções preventivas. Foram
analisadas as características de 42 intervenções sistemáticas, identificadas em 25 artigos. As intervenções nacionais caracterizam-se por serem longas, com um número reduzido de sujeitos, realizadas semanalmente, e que tinham como objetivo o ensino de competências. Dentre as pesquisas avaliadas, 84% não realizaram follow-up e 88% não discutiram a relevância dos seus resultados para as políticas públicas. A análise dos centros de pesquisa indicou que os pesquisadores brasileiros são, em sua maioria, psicólogos, filiados a
instituições públicas de ensino do sudeste brasileiro. O terceiro estudo analisou a perspectiva de especialistas, pesquisadores identificados nas revisões anteriores, sobre a pesquisa em prevenção primária em saúde mental no Brasil. Adotou-se um delineamento de estudo de casos múltiplos. Dez pesquisadores brasileiros, especialistas em prevenção,
foram entrevistados. Os especialistas ressaltaram a etapa de validação de instrumentos de medida como um dos grandes desafios atuais da área. Os resultados desta dissertação indicam à descontinuidade da transformação de pesquisa básica, em intervenções e
tecnologias preventivas, a falta de interlocução entre a produção acadêmica e as políticas públicas, a necessidade de investimento em medidas de avaliação e parceria com diversas áreas de conhecimento, para que os programas possam ser disseminados em larga escala. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The prevention of mental health have proved an effective alternative, lower cost as compared to costs with treatment of mental and reliable results in decreased incidence of adverse mental health outcomes worldwide. However, specific studies on preventive interventions in mental health in Brazil are scarce. The goal of this dissertation is to identify the state of the art research in mental health prevention in Brazil from the perspective of literature and experts. Thus, were developed a conceptual review and three sequential studies. The review presents mains concepts and theoretical assumptions related for prevention in mental health. The results of the study indicated conceptual and practical gains with the expansion of the definition of mental health and prevention. These were associated with well-being, positive psychology and the possibility of discussion of risk factors and protective from Bioecological Model of Human Development. The first study was a systematic review on the state of the art of national survey in mental health prevention and analyzed the studies on phases of the research in prevention. The research´s cycle of prevention can be described in big six main steps: identifying the problem, the location and protection of its risks factors, the test pilot of preventive intervention, the efficacy test, the effectiveness test and the dissemination. In addition, 4131 articles were located. Of these, 651 (15.76%), were studies of mental health prevention. In this category, the most prevalent occurrence was about exploratory and theoretical studies (256 articles, 68.45%). Were identified only 31 articles (8.29%) describing programs and only 2.94% (11 articles) of them were systematically evaluated. The second study is a systematic review of the characteristics of preventive interventions evaluated systematically identified in the previous study, increased by the new interventions localized in the literature, beyond the identification of centers Brazilian´s research that develop preventive interventions. Were analyzed the characteristics of 42 systematic interventions identified in 25 articles. National interventions are characterized by long, with a small number of subjects, held weekly, and were aimed at teaching skills. Among the studies evaluated 84% did not undergo follow-up and 88% did not discussed the relevance of the results for public policy. The analysis of research centers indicated that Brazilian researchers are mostly psychologists affiliated with public institutions of the southeastern in Brazil. The third study examined the perspective of experts, researchers identified in previous reviews, for research on primary prevention in mental health in Brazil. We adopted a randomized study of multiple cases. Ten Brazilian researchers, prevention specialists were interviewed. These experts highlight the validation step of measuring instruments as one of major current challenges in the area. The results of this work indicate the discontinuity of transforming basic research into preventive interventions and technologies, the lack of interlocution between academic research and public policy, the need for investment in measures of assessment and partnership with various knowledge areas, so that programs can be disseminated on a large scale. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2012. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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