Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/11858
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EspacoConstrucaoConhecimentos.pdf54,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Espaço de construção de conhecimentos para o PET-Psi
Autor(es): Costa Júnior, Áderson Luiz
Gomide, Caroline Siqueira
Rodrigues, Daniel
França, Diego
Lima, Fernanda
Nóbrega, Glenda
Carvalho, Henrique
Malaquias, Jéssica
Mendes, Juliana
Libâneo, Lígia Carvalho
Neves, Lude Marieta
Iwano, Marcela
Moraes, Marcela
Silva, Mariana
Veiga, Marília
Prado, Priscila
Assunto: Extensão universitária
Participação social
Comunidade e universidade
Data de publicação: 2010
Editora: Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília
Referência: COSTA JÚNIOR, Áderson Luiz et al. Espaço de construção de conhecimentos para o PET-Psi. Participação, Brasília, n. 17, 2010. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/article/view/5986/4951>. Acesso em: 2. jan. 2013.
Resumo: A extensão universitária pode ser caracterizada como um trabalho social sobre uma realidade objetiva, gerando um produto em parceria com a comunidade e que colabore com o desenvolvimento de diferentes contextos da sociedade. O objetivo deste artigo é caracterizar a filosofia da prática extensionista praticada pelo PET-Psi, descrevendo-se o desenvolvimento de três atividades de extensão executadas e suas implicações para a construção de um processo de conhecimento recíproco entre a universidade e os segmentos da sociedade que participam destas atividades. São descritas atividades realizadas com idosos, com usuários de um Centro de Atenção Psicossocial e no projeto de desenvolvimento de Promotoras Legais Populares (PLPs). As atividades proporcionam um sistema contínuo de diálogo e de troca de saberes, contribuindo para a construção da cidadania e participação sociopolítica de universitários e comunidade. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The university extension can be characterized as a social work on an objective reality, creating a product in partnership with the community and cooperating with the development of different contexts in society. This article aims to characterize the philosophy of extension practice followed by PET-Psi, describing the development of three extension activities implemented and its implications for the construction of a mutual process of knowledge between the university and the segments of society involved in these activities. The article explains activities with old-aged people, users of CAPS (Psychosocial Attendance Center) and the PLP’s course. The activities provide continuous system of dialogue and knowledge exchange, contributing to the construction of citizenship and social/political participation of all attendants, academics and community.
Licença: Revista Participação - Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/about. Acesso em: 02 jan. 2013
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.