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Título : Orientação vocacional e promoção da saúde integral em adolescentes : contribuições e reflexões da psicologia clínica
Autor : Aguiar, Fernando Henrique Rezende de
Orientador(es):: Conceição, Maria Inês Gandolfo
Assunto:: Orientação profissional - escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Orientação profissional - ensino médio
Promoção da saúde - adolescentes - Distrito Federal (Brasil)
Psicologia do adolescente - Distrito Federal (Brasil)
Fecha de publicación : 12-dic-2012
Citación : AGUIAR, Fernando Henrique Rezende de. Orientação vocacional e promoção da saúde integral em adolescentes: contribuições e reflexões da psicologia clínica. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumen : Somente a partir do século XIX a adolescência começou a ganhar o status que tem hoje, passando a ser de interesse dos profissionais da saúde. Muitos são os estereótipos sobre os jovens e adolescentes e pouco se questiona a respeito de tais preconceitos. A adolescência não é uma experiencial universal e única, ela é plural e caracterizada pelo contexto sócio-histórico-cultural onde acontece. O Ministério da Saúde partilha dessa concepção e identifica nos jovens um grupo de risco, exposto a uma série de situações de violência e desamparo. Estudos têm atentado para o adoecimento da população jovem e para a importância de atendê-la. A promoção da saúde, na sua proposta mais atual, propõe uma visão integral e holística sobre o ser humano e defende que para promover saúde deve-se capacitar os sujeitos e comunidades para serem capazes de construírem projetos de vida mais saudáveis e que aumentem a qualidade de vida dos sujeitos. A Orientação Vocacional na atualidade tem se ocupado com pessoas em todas as faixas etárias no intuito de melhorar a relação dessas com o mundo do trabalho e de preparar o sujeito para planejar seu futuro. A falta de sentido e identificação com o trabalho é motivo de adoecimento orgânico e psíquico, prejudicando não só o individuo, mas também o contexto social. Acredita-se que a orientação vocacional pode contribuir significativamente para a promoção da saúde ao estimular nos jovens o protagonismo. O presente trabalho busca investigar o potencial da orientação vocacional na promoção da saúde integral em adolescentes. Para atender esse objetivo realizou-se uma pesquisa qualitativa com jovens do segundo ano de uma escola da rede pública do Distrito Federal. Foram feitas entrevistas individuais e oficinas de orientação vocacional e as informações obtidas foram analisadas de acordo com a Epistemologia Qualitativa e o método construtivo-interpretativo de González-Rey. Os resultados apontaram três zonas de sentido: A) Necessidade de apoio e de um espaço seguro; B) O desafio de sustentar o trabalho e assumir responsabilidade; C) Resgate de si mesmo e da confiança no futuro. Destaca-se a importância da adequada preparação do orientador para lidar com os desafios que se apresentam durante o processo de orientação vocacional, principalmente em relação à evasão dos participantes. Concluí-se que a orientação vocacional aqui proposta tem muito a contribuir, não só para a construção de um projeto de vida, mas para a vida dos participantes como um todo e é elemento essencial nas políticas públicas de promoção da saúde integral dos adolescentes. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Only since the nineteenth century adolescence besan to sain the status it has today and started to be of interest to health professionals. There are many stereotypes about young people and teenagers and almost no questioning is made about such prejudices. Adolescence is not a universal experience, it is plural and characterized by the socio-historical-cultural context where it occurs. The Ministry of Health shares this view and identifies youth as risk group, exposed to a series of situations of violence and hopelessness. Studies have attempted to illness of the young population and the importance of attending them. Health promotion in its most recent conception, proposes a comprehensive and holistic view on human beings and argues that to promote health one should empower individuals and communities so they can be able to build projects to a healthier life and to enhance their life quality. Career Counseling today is concerned with people in all ages in order to improve the relationship between them and the labor world and prepare the individual to plan his future. The lack of meaning and identification with work is a source of organic and psychological illness, affecting not only the individual but also the social context. It is believed that Career Counseling can contribute significantly to the health promotion by encouraging young people's leadership. The present study aims to investigate the potential of Career Counseling in the health promotion in adolescents. To meet this goal, a qualitative research was conducted with teenagers attending the second year from a public High School in the city of Brasilia. Individual interviews and workshops on Career Counseling were conducted and the information obtained were analyzed according to Qualitative Epistemology and the constructive-interpretive method from Gonzalez-Rey. The results showed three zones of meaning: A) The need for support and a safe space; B) The challenge of sustain the work and take responsibility; C) Rescue of oneself and confidence in the fumre. The study points the importance of adequate preparation of the facilitator to handle the challenges that were presented during the process of Career Counseling, especially concerning the circumvention of the participants. It was concluded that the Career Counseling proposed here has much to contribute not only to build a life project, but for the life of the participants as a whole, and it is an essential element in public policies aimed at promoting adolescent's health.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2012.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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