http://repositorio.unb.br/handle/10482/11525
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_KeilaJacobSilva.pdf | 454,25 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Discriminação auditiva de frequências e características de perfil clínico de crianças com diagnóstico de Transtorno do Processamento Auditivo |
Auteur(s): | Silva, Keila Jacob da |
Orientador(es):: | Feitosa, Maria Angela Guimarães |
Assunto:: | Distúrbios da audição - crianças Crianças - desenvolvimento Comportamento - avaliação |
Date de publication: | 30-oct-2012 |
Data de defesa:: | aoû-2012 |
Référence bibliographique: | SILVA, Keila Jacob da. Discriminação auditiva de frequências e características de perfil clínico de crianças com diagnóstico de Transtorno do Processamento Auditivo. 2012. 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Résumé: | Este estudo buscou avaliar a habilidade auditiva de crianças com e sem diagnóstico de Transtorno do Processamento Auditivo (TPA) para discriminar frequências que variavam de
350 a 4000 Hz, considerando ser esta uma faixa que abrange grande parte dos fonemas do português brasileiro. Além disso, buscou verificar características de perfil clínico, quanto a aspectos do desenvolvimento intelectual e de linguagem, que diferenciam crianças com TPA de crianças com desenvolvimento normal. Participaram do estudo 26 crianças, com faixa
etária entre 8 e 13 anos, matriculadas em séries iniciais de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Os participantes foram distribuídos em três grupos: Grupo
Transtorno do Processamento Auditivo (GPTA, n=9), formado por crianças com diagnóstico
de TPA e cursando do 3º ao 5º ano; Grupo Controle emparelhado por Série (GCOS, n=8),
formado por crianças emparelhadas às do grupo GTPA por série escolar; Grupo Controle emparelhado por Idade (GCOI, n=8), formado por crianças emparelhadas às do GTPA por idade. Dados de competência auditiva foram obtidos por meio das tarefas de discriminação de frequências e de sensibilidade auditiva, pela verificação dos limiares tonais. A habilidade
de discriminar frequências foi avaliada por meio de uma tarefa psicofísica com três experimentos, que utilizaram a apresentação de três tons, dois com frequência padrão fixa em 500, 1000 ou 4000 Hz e um terceiro tom alvo com frequência variando acima e abaixo destas em pequenos passos. O perfil clínico incluiu a avaliação psicológica, voltada para aspectos cognitivos (RAVEN) e de linguagem (subtestes verbais do WISC - III); levantamento de dados escolares; e Anamnese. Não foram encontradas diferenças significativas de desempenho em discriminação de frequência entre os grupos. Nas medidas obtidas na avaliação auditiva e psicológica foi verificado um perfil de desempenho inferior
do GTPA, quando comparado aos dois grupos controle. O levantamento dos dados escolares
dos participantes apontou um alto índice de comorbidades associadas ao diagnóstico de TPA e, os dados da Anamnese mostraram a prevalência de grande parte dos sintomas que definem o TPA, em consonância com a literatura. Os achados de discriminabilidade indicaram a
necessidade de investigações futuras com ajustes no delineamento proposto. Maiores investigações carecem de serem feitas na tentativa de verificar que variáveis de natureza cognitiva e de linguagem influenciam o desempenho de crianças com TPA em tarefas de
discriminação de frequências. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study sought to evaluate the hearing ability of children with and without a diagnosis of Auditory Processing Disorder (APD) to discriminate frequencies ranging from 350 to 4000 Hz, considering this is a range that covers most the phonemes of Brazilian Portuguese. In addition, we sought to verify the clinical profile characteristics, and aspects of intellectual development and language, that differentiate children with APD from children with normal development. The study included 26 children, aged between 8 and 13 years, enrolled in the initial grades of public school education in the Federal District. Participants were divided into three groups: the Auditory Processing Disorder (GPTA, n = 9) consisted of children diagnosed with TPA and attending 3rd to 5th grade; a control group paired by school grade (GCOS, n = 8), formed by children matched to the GTPA group by school grade; a control group matched by age (GCOI, n = 8) consisted of children matched by age to the GTPA group. Data on hearing competency were obtained through the tasks of frequency discrimination and hearing sensitivity, which included the verification of pure tone thresholds of the participants. The ability to discriminate frequency was evaluated by means of a psychophysical task in three experiments that used the presentation of three tones, with two fixed-frequency standards at 500, 1000 or 4000 Hz and a third target tone with varying frequencies above and below these in small steps. The clinical profile included a psychological evaluation, focused on cognitive aspects (RAVEN) and language (WISC - III verbal subtests), survey of school data, and clinical history. There were no significant differences in performance in frequency discrimination between groups. The results obtained in the auditory evaluation and psychological profile was lower for GTPA when compared to the two control groups. The school survey data from participants indicated a high rate of comorbidities associated with the diagnosis of APD, and the data from the clinical history showed the prevalence of most symptoms that define APD, in line with the literature. The findings of discriminability indicated the need for future adjustments in the design proposed. Further investigations need to be made in an attempt to assess which cognitive and language variables influence the performance of children with APD in frequency discrimination tasks. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2012. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.