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Título : Previsão da ocorrência de acidentes de trânsito em interseções de vias arteriais urbanas : o caso de Taguatinga/DF
Otros títulos : Prediction of the occurrence of traffic accidents on urban arterial roads intersections - the case of Taguatinga / DF
Autor : Claude, Giovana Freire de Moura
Orientador(es):: Jacques, Maria Alice Prudêncio
Coorientador(es):: Silva, Alan Ricardo da
Assunto:: Acidentes de trânsito - Distrito Federal (Brasil)
Segurança de trânsito
Fecha de publicación : 25-oct-2012
Citación : CLAUDE, Giovana Freire de Moura. Previsão da ocorrência de acidentes de trânsito em interseções de vias arteriais urbanas: o caso de Taguatinga/DF. 2012. xii, 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumen : A Organização Mundial da Saúde revela que morrem no mundo mais de 1,2 milhões de pessoas por ano devido a acidentes de trânsito. No Brasil, em 2010, foram 36 mil mortes. Assim, estudos voltados à melhor compreensão dos acidentes de trânsito, inclusive com a elaboração de instrumentos que permitam estimar a frequência dessas ocorrências em diferentes elementos do sistema viário, tornam-se relevantes. Somente a partir desses estudos é que medidas efetivas para a redução do número de acidentes podem ser concebidas e implantadas. Os Modelos de Previsão de Acidentes (MPAs) são modelos probabilísticos utilizados para determinar o valor médio esperado de acidentes de trânsito, levando em consideração o conhecimento histórico desses acidentes em determinado local. Devido ao grave problema de acidentalidade apresentado nas cidades do Distrito Federal, o objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um modelo de previsão de acidentes (MPA) para interseções localizadas em vias arteriais urbanas da cidade de Taguatinga. Esse desenvolvimento levou em consideração o volume diário médio anual (VDMA) de tráfego e o número de acidentes ocorridos em algumas interseções dessas vias no período de 2005 a 2010, bem como outros elementos característicos das interseções selecionadas. Para a calibração dos diferentes modelos avaliados foi empregada a técnica de equações de estimação generalizadas (EEG). O MPA que melhor se ajustou aos dados amostrais revelou a influência do VDMA na frequência de acidentes nas interseções de Taguatinga e, também, que a presença dos equipamentos de fiscalização eletrônica de avanço do sinal vermelho possui um impacto positivo na redução da frequência desses acidentes. Como o número de interseções da amostra empregada para o desenvolvimento do modelo não foi elevado, futuros trabalhos no sentido do seu aprimoramento são recomendados. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The World Health Organization reveals that die in the world more than 1.2 million people per year due to traffic accidents. In Brazil in 2010 were 36 000 deaths. Thus, studies aimed at better understanding of traffic accidents, including the elaboration of tools to estimate the frequency of such occurrences in various parts of the road system, become relevant. Only from these studies is that effective measures to reduce the number of accidents can be designed and implemented. The Accident Prediction Models (APMs) are probabilistic models used to determine the expected average value of traffic accidents, taking into consideration the historical knowledge of these accidents in a given location. Due to road safety problems in the Federal District, the purpose of this study was to develop an accident prediction model (APM) for intersections located in the urban arterial roads of Taguatinga, a Brazilian city. This development took into account the annual average daily traffic volume (AADT) and the number of traffic accidents at some intersections of these roads in the period 2005 to 2010 as well as other characteristic features of the selected intersections. The technique of generalized estimating equations (GEE) was used for the calibration of different models. The APM that best fits the sample data revealed the influence of VDMA in the frequency of accidents at the intersections of Taguatinga city and also that the presence of electronic surveillance equipment in advance of the red signal has a positive impact in reducing the of number accidents. As the number of intersections of the sample used for the model development was not high, future works towards its improvement are recommended.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2012.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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