Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11409
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_InclusaoDigitalAgentesComunitarios.PDF77,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Inclusão digital dos agentes comunitários de saúde no Brasil : novas formas de aprender em rede
Otros títulos : Digital inclusion of community health agents in Brazil : new forms of learning in networks
Inclusión digital de los agentes comunitarios de salud en Brasil : nuevas formas de aprender em red
Autor : Mendonça, Ana Valéria Machado
Sousa, Maria Fátima de
Linhares, Ronaldo Nunes
Cabral, Júlio César
Paixão, Pablo Boaventura Sales
Assunto:: Agentes comunitários de saúde
Inclusão digital
Inclusão social
Alfabetização por computador
Fecha de publicación : ene-2009
Editorial : Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Universidade de Brasília (UnB)
Citación : MENDONÇA, Ana Valéria Machado et al. Inclusão digital dos agentes comunitários de saúde no Brasil: novas formas de aprender em rede. Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva, v. 3, n. 1, p. 28-37, jan./mar. 2009. Dospinível em: <http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/707/714. Acesso em: 10 out. 2012.
Resumen : Este artigo apresenta as idéias centrais que orientam o projeto de Inclusão Digital dos Agentes Comunitários de Saúde - ACS em desenvolvimento no Distrito Federal e no Estado de Sergipe, Brasil. Idéias que circunscrevem os valores da educação aproximativa entre os sujeitos. Educação promotora da saúde. Esta requer dos profissionais, novos conhecimentos, habilidades e atitudes que ampliem a capacidade de cada indivíduo, família e comunidade, em ter autonomia no cuidar da saúde. O ato aproximativo se vale das tecnologias inclusivas, as quais são mediadoras dos processos educativos que ocorrem em cada território de atuação dos ACS, ampliando as possibilidades de fortalecimento das trocas de saberes e fazeres entre estes sujeitos. Saberes reconstruídos com base nas leituras das realidades, estas fundamentando as práticas educativas dos ACS. Práticas entrelaçadas por redes sociais, onde a democratização das informações e a solidariedade no agir comunicativo alimentam a utopia desses sujeitos em se aproximarem, cada vez mais, para promover a Saúde das Famílias. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present article presents central ideas that guide the Project Digital Inclusion for Community Health Agents (CHA) that is underway in the Federal District and in the State of Sergipe. These ideas confine the values of approximation education between the subjects: a health-promoting education, which requires new knowledge, abilities and attitudes on the part of health professionals and that would expand the capacity of individuals, families and communities to achieve autonomy in health care. This aproximating move relies on inclusive technologies which act as mediators of educational processes that take place in each area of work (territory) of the CHAs, expanding the possibilities to strengthen the exchange of knowledge and practical experience (the doings) among those involved. We refer to knowledge that is re-constructed based on interpretations of reality which are founded on the educational practices of the CHAs. Such practices are intertwined with social networks where the democratization of information and solidarity in the communicative act, nurture the utopia of those involved as they move closer to one another towards promoting the Health of Families. ____________________________________________________________________________________ RESUMEN
Este artículo presenta las ideas principales que guían el diseño de Inclusión Digital de Agentes Comunitarios de Salud – ACS, actualmente en desarrollo en el Distrito Federal y El Estado de Sergipe. Tales ideas circunscriben los valores de la educación aproximativa entre los sujetos: promover la educación para la salud. Esto requiere profesionales, nuevos conocimientos, habilidades y actitudes que mejoren la capacidad de los individuos, familias y comunidad, de gozar de autonomía en el cuidado de la salud. El acto aproximativo hace usode tecnologías inclusivas, que son los mediadores de los procesos educativos que se producenen cada zona de operaciones de la ACS, aumentando las posibilidades de reforzar elintercambio de conocimientos y prácticas entre estos sujetos. Conocimientos reconstruidos apartir de las lecturas de las realidades que fundamentan las prácticas educativas de los ACS.Tales prácticas se emcuentran entrelazadas por redes sociales, donde la democratización de La información y la solidaridad en la acción comunicativa alimentan la utopía de estos indivíduos de acercar se cada vez más, para promover la salud de las familias.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)
Descripción : Colaboração editorial da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da UnB.
Licença:: Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva - Disponível sob Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported License (Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)). Fonte: http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/707/714. Acesso em: 10 out. 2012.
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/11409/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.