http://repositorio.unb.br/handle/10482/1137
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Dissertacao_2007_ AndreaQuesada.pdf | 439,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Avaliação neuropsicológica verbal versus não-verbal de crianças com epilepsia |
Autor : | Quesada, Andrea Amaro |
Orientador(es):: | Tristão, Rosana Maria |
Assunto:: | Epilepsia Função cognitiva Avaliação neuropsicológica Drogas antiepilépticas |
Fecha de publicación : | 20-nov-2007 |
Data de defesa:: | 20-nov-2007 |
Citación : | QUESADA, Andrea Amaro. Avaliação neuropsicológica verbal versus não-verbal de crianças com epilepsia. 2007. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumen : | O objetivo do presente estudo foi identificar as funções cognitivas afetadas pela epilepsia, os principais fatores associados a esses comprometimentos e comparar a sensibilidade para funções cognitivas de testes verbais e não-verbais de inteligência. Foram avaliadas 30 crianças com idades entre três anos e sete meses
e onze anos e oito meses, com diagnóstico de epilepsia, em acompanhamento pelo Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário de Brasília, Serviço de Neurologia Infantil. Além dos exames neurológicos clínicos, eletroencefalograma (EEG) e, em alguns casos, de neuroimagem, as crianças também foram submetidas a baterias verbais (WISC e WPPSI) e não-verbais (SON-R) de avaliação das funções cognitivas. As funções viso-perceptuais foram avaliadas utilizando-se o teste Gestáltico Visomotor Bender. De acordo com os resultados, em geral, a epilepsia afetou as funções cognitivas como um todo e de forma
homogênea. A média dos QIs (quocientes intelectuais) foi inferior à da população normal e, dentre os índices fatoriais, a média foi limítrofe para Resistência à Distração, o que pode estar relacionado ao uso de DAEs. Por outro lado, não
foram constatadas diferenças de desempenho intelectual entre crianças com epilepsia do tipo focal e generalizada e nem entre as tratadas com monoterapia e politerapia. Além disso, o modelo de avaliação usado nesse estudo se mostrou eficaz para a intervenção multidisciplinar em ambulatório hospitalar ao possibilitar uma compreensão maior das relações entre as variáveis estudadas e oferecer subsídios para as ações interventivas da equipe junto aos pacientes.
___________________________________________________________________________-____ ABSTRACT The aim of the present study was to identify the cognitive functions affected by epilepsy, the main factors associated to these functions decays and to compare the sensitiveness to cognitive functions of verbal and non-verbal tests of intelligence. Thirty children with diagnosed epilepsy, aged between three years, seven months and eleven years, eight months old and under the supervision of the Pediatric Neurological Service of Hospital University of Brasília were analyzed. The children were submitted to clinic neurological exams, electroencephalograms (EEG) and, in some cases, neuroimage exams. Besides, the cognitive functions of these children were assessed by verbal (WISC-III e WPPSI-III) and non-verbal tests of intelligence (SON-R). The visual perception was analysed by the Bender test (Gestaltic Visualmotor Test). In general, the subjects diagnosed with epilepsy had a global and homogeneous demotion in all investigated cognitive functions. The mean IQ of (intelligence quotient) these children was lower than that of normal children. The mean of Distraction Resistance, among the fatorial index, was borderline, which can be associated to use of antiepileptic drugs. On the other hand, no differences were found in the intellectual performance of children diagnosed with generalized epilepsy and of those children diagnosed parcial epilepsy and nor between children treated with one antiepileptic drug and two or more antiepileptic drugs. Besides, the neuropsychological evaluation model of this work showed itself effective to multidisciplinary intervention in hospital context with great demand, allowing the comprehension about relations among analyzed variables and offering subsidies to interventive actions of staff to these children. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2007. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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