Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/11273
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PercepcaoAlunoParalisia.pdf195,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Percepção de alunos com paralisia cerebral sobre o uso de recursos de tecnologia assistiva na escola regular
Outros títulos: Perception of students with cerebral palsy about the use of assistive technology resources in mainstream schools
Autor(es): Alves, Ana Cristina de Jesus
Matsukura, Thelma Simões
Assunto: Deficientes - educação
Educação especial
Paralisia cerebral - crianças - educação
Data de publicação: Mai-2011
Editora: Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
Referência: ALVES, Ana Cristina de Jesus; MATSUKURA, Thelma Simões. Percepção de alunos com paralisia cerebral sobre o uso de recursos de tecnologia assistiva na escola regular. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 17, n. 2, p. 287-304, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382011000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 20 set. 2012.
Resumo: O Censo Escolar realizado no Brasil em 2006 localizou aproximadamente 29.000 alunos deficientes físicos matriculados em classes comuns. A escolarização da criança com comprometimento motor na escola comum tem sido discutida juntamente com as possíveis estratégias que possam colaborar para a participação e aprendizagem desse aluno. Uma das estratégias indicadas tem sido o uso de recursos de tecnologia assistiva para favorecer a execução das tarefas pedagógicas, porém pouco se sabe sobre a implementação, a eficácia ou as contribuições desses recursos no processo de escolarização da criança com deficiência física. O objetivo desta pesquisa foi identificar, a partir do ponto de vista do aluno com paralisia cerebral, as contribuições, dificuldades e o cotidiano implicado no uso de recursos de tecnologia assitiva no contexto da escolarização no ensino regular. Participaram deste estudo cinco alunos com diagnóstico de paralisia cerebral nível motor IV e V segundo o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa para paralisia cerebral – GMFCS. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado com as crianças e os dados obtidos foram transcritos e analisados na íntegra, optando-se em realizar uma categorização de acordo com os temas da entrevista. As percepções das crianças foram relevantes e elas mostraram-se capazes de apontar demandas e identificar quando e como os recursos podem ser limitantes dentro do contexto. Assim, considerar as opiniões e a participação da criança na identificação de recursos de tecnologia pode contribuir na compreensão do impacto, das demandas e das possíveis contribuições no processo de implementação e utilização do recurso de tecnologia assistiva. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Brazilian 2006 School Census identified about 29,000 students with physical disability enrolled in regular classes. Schooling of children with motor impairments in regular schools has been under discussion in order to uncover possible strategies that could contribute to student participation and learning. One of the recommended strategies is the use of assistive technology resources to facilitate implementation of pedagogical tasks, but little is known about implementation, effectiveness or contributions of these resources in the educational process of children with disabilities. The aim of this study was to identify, from the cerebral palsy students standpoint, the daily contributions and difficulties involved in using assistive technology resources in the schooling context. The study included five students with cerebral palsy motor level IV and V according to Gross Motor Function Classification System for Cerebral Palsy - GMFCS. An interview guide was used with children and the data were transcribed and analyzed; the categorization was established according to themes that emerged during the interviews. Children s perceptions were relevant; they were able to identify requirements, and when and how resources can be limiting in context. Thus, considering children s opinions and participation in technological resources identification can contribute to understanding the impact, demands and possible contributions to implementation processes and use of assistive technology resources.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Curso de Saúde Coletiva (FCE-SC)
Licença: Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382011000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 set. 2012.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382011000200008
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.